Operador de pá carregadeira de esteira · CBO 7151-35

Operador de pá carregadeira de esteira · CBO 7151-35

CBO 715135 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Operador de pá carregadeira de esteira (CBO 7151-35) opera pá carregadeira, para execução de serviços de escavação, terraplenagem e remoção de materiais. Planeja o trabalho, estabelecendo etapas e duração do serviço. Seleciona o tipo de pá carregadeira, as ferramentas e os acessórios necessários para a execução do serviço. Analisa a inclinação do terreno e identifica o tipo de solo. Realiza manutenção básica da máquina. Relata ocorrências de serviço e registra informações sobre a utilização da máquina. Segue procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Também chamado de Operador de pá carregadeira · Operador de pá carregadeira de pneu · Operador de pá carregadeira e tratores · Operador de pá mecânica · Operador de pá mecânica em subsolo

Como é a rotina do CBO 7151-35

CBO 715135

Planeja o trabalho, analisando o serviço a ser executado, estabelecendo a sequência de atividades, definindo as etapas e estimando o tempo de duração do serviço. Seleciona o tipo de pá carregadeira - sobre rodas ou sobre esteiras – e as ferramentas manuais. Define os acessórios necessários, conforme a etapa de realização do serviço.

Verifica marcação da topografia, analisando a inclinação do terreno e identificando o tipo de solo.

Realiza serviço de remoção de terra, pedras, areia, cascalho, entulho e outros materiais e resíduos de obra de construção e de demolição, transportando-os e os colocando em caminhão caçamba. Executa serviços de escavação e de terraplenagem.

Realiza as atividades operando pá carregadeira, acionando-a, interpretando informações do painel da máquina, mudando marcha conforme o serviço e controlando a aceleração da máquina (rpm). Apoia equipamentos hidráulicos e mecânicos no solo, estacionando em local plano, resfriando máquina e desligando-a conforme a etapa do serviço.

Realiza a manutenção básica da máquina, verificando as condições de material rodante, o funcionamento do sistema hidráulico, o funcionamento elétrico e a condição dos acessórios. Limpa a máquina. Confere e completa níveis de óleos, combustíveis e de água. Identifica pontos de lubrificação e completa o volume de graxa nas articulações. Relata problemas mais complexos detectados, para requisitar serviços de manutenção corretiva da máquina.

Registra as informações do horímetro e do hodômetro, sobre a utilização das máquinas. Relata e registra as ocorrências de serviço.

Providencia sinalização de segurança e usa equipamentos de proteção individual (EPI).

Pulso do mercado para CBO Operador de pá carregadeira de esteira

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7151-35 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo negativo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença significativa no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença significativa no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasSaldo negativo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7151-35

Os principais empregadores concentram-se em: Terraplenagem, Construção de Rodovias, Transportadoras, Cultivo de Soja, Locação de Máquinas de Construção, Construtoras.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas. O pleno exercício das atividades ocorre com um a dois anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 7151-35

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 10 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 2 3 3
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Leitura e interpretação de desenho técnico 2 2 2
Física Eletricidade 1 2 2
Mecânica 1 2 2
Matemática e estatística Matemática aplicada 2 2 2
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 2
Internet 1 1 1
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 4 4
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 2 2 2
Português instrumental 3 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 21 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 3 4 5
Espaços confinados 3 3 5
Primeiros socorros 2 2 5
Segurança no trabalho 3 4 5
Processos de produção industrial Construção civil e obras públicas Materiais da construção civil 1 2 2
Operação de máquinas de construção civil 2 2 3
Solos 2 3 3
Terraplenagem 2 3 4
Topografia 1 2 2
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - aplicações com pás carregadeiras: escavação, terraplanagem e remoção de material 4 4 5
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - operação de pás carregadeiras 4 5 5
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - tipos de acessórios de pás carregadeiras 4 5 5
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - tipos de pás carregadeiras: sobre rodas ou sobre esteiras 4 4 4
Manutenção industrial Lubrificação 2 3 4
Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de primeiro nível de pás carregadeiras 3 3 4
Metalmecânica - mecânica Hidráulica 2 2 2
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas regulamentadoras: condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil 2 4 5
Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas regulamentadoras: equipamento de proteção individual – epi 2 4 5
Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas regulamentadoras: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos 2 4 5
Serviços de transportes, armazenagem e correios Normas técnicas e regulamentadoras para a área de transportes, armazenagem e correios Normas regulamentadoras em movimentação e manuseio de cargas 2 2 2

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 2 2
Expressão oral 2 2
Compreensão escrita 3 3
Expressão escrita 2 2
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - visão espacial 2 2
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Trabalho com números Compreensão numérica 3 3
Expressão numérica 2 2
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 16 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 4 4
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 2 2
Força dinâmica 2 2
Força estática 3 3
Vigor (estamina) 4 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Precisão de controle 3 3
Destreza manual 3 3
Coordenação multimembros 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Percepção de profundidade 3 3
Visão a distância 4 5
Visão de perto (ou a curta distância) 4 5
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - orientação espacial 3 3
Habilidades práticas 6 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 3 3
Troca de informações 3 3
Cooperação 3 3
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Habilidades organizacionais Análise de riscos 2 2

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
Tipo Postura Peso
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação 2
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam nas indústrias de construção. São assalariados com carteira assinada que trabalham em equipes especializadas nas diversas etapas da construção: sinalização, obra de arte e terraplenagem, pavimentação, capa e topografia, topografia de solos, entre outras. O trabalho é presencial.Todos são submetidos a supervisão permanente, exceto o operador de bate-estaca que tem supervisão ocasional. O trabalho é realizado no período diurno, a céu aberto e em veículos, exceto para o operador de bate-estaca. Este, trabalha em condições especiais: suas atividades são subterrâneas, confinadas, expostas a materiais tóxicos e a ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 715135

O que se faz na prática
Selecionar material para o aterro
Analisar serviço
Trabalhar em equipe
Tratar situações de emergência e acidentes
Verificar as condições do material rodante
Verificar o funcionamento do sistema hidráulico
Instalar manilhas e canaletas para drenagem
Interpretar informações do painel da máquina
Mudar marcha conforme o serviço
Abrir bueiros para passagem de água
Verificar o funcionamento elétrico
Limpar máquina

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de pá carregadeira de esteira (CBO 7151-35) pertence à família dos Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
71 Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
715 Trabalhadores da construção civil e obras públicas
7151 Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações
715135 Operador de pá carregadeira de esteira

Profissões irmãs na família CBO 7151

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de pá carregadeira de esteira

CBO 715135

Qual é o CBO do Operador de pá carregadeira de esteira?

O código é CBO 7151-35 (ou CBO 715135 sem o hífen), dentro da família 7151 (Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de pá carregadeira de esteira?

Opera pá carregadeira, para execução de serviços de escavação, terraplenagem e remoção de materiais. Planeja o trabalho, estabelecendo etapas e duração do serviço. Seleciona o tipo de pá carregadeira, as ferramentas e os acessórios necessários para a execução do serviço. Analisa a inclinação do terreno e identifica o tipo de solo. Realiza manutenção básica da máquina. Relata ocorrências de serviço…

Que formação é necessária para o CBO 7151-35?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Terraplenagem, Construção de Rodovias, Transportadoras, Cultivo de Soja.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7151-35

Mesmo subgrupo · CBO 715