Opera e controla compressor de ar para produzir ar comprimido a ser aplicado em ferramentas, máquinas e equipamentos de acionamento pneumático. prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas.
Também chamado de Compressorista de ar · Operador de compressor de ar · Operador de equipamento de compressor de ar · Operador de sistema de ar comprimido
O Operador de máquina de compressão de ar (CBO 8621-30) opera e controla compressor de ar para produzir ar comprimido a ser aplicado em ferramentas, máquinas e equipamentos de acionamento pneumático. Prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas. Executa a preparação de compressor de ar para entrar em operação. Realiza a manutenção básica dos equipamentos. Cumpre normas e procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8621-30 se encontra hoje em zona de sob pressão.
Os principais empregadores concentram-se em: Abate de Aves, Frigoríficos Suínos, Manutenção de Máquinas (Uso Geral), Metalurgia do Alumínio, Usinas de Açúcar, Atacado de Carnes (Bovinos e Suínos).
Para o exercício dessas ocupações requer-se, predominantemente, ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. Para as ocupações operador de estação de bombeamento, maquinista de embarcações e operador de abastecimento de combustível de aeronave requer-se ensino médio concluído. Ao operador de estação de bombeamento e ao maquinista de embarcações, é exigido curso técnico em áreas correlatas requer- se curso básico de mais de 400 horas, curso de Brigada de Incêndio e curso MOPP para o operador de abastecimento de combustível de aeronave. O pleno desempenho das atividades pode ocorrer entre um e quatro anos de experiência profissional, dependendo da ocupação.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Gestão ambiental | 2 | 3 | 4 |
| Ciências exatas e informática | Física | Outros conhecimentos de física - física aplicada | 2 | 4 | 4 |
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 2 | 3 | 3 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 2 | 3 | 3 | |
| Internet | 2 | 3 | 3 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 2 | 3 | 3 |
| Português instrumental | 3 | 4 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 2 | 4 | 4 | |
| Espaços confinados | 3 | 2 | 4 | ||
| Primeiros socorros | 2 | 2 | 4 | ||
| Saúde ocupacional | 2 | 3 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de saúde e segurança - segurança em vasos de pressão para ar comprimido | 4 | 4 | 4 | ||
| Processos de produção industrial | Informações tecnológicas de operação de utilidades industriais | Operação de distribuição de gases | 2 | 3 | 3 |
| Operação de envasamento de gases | 2 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de operação de utilidades industriais - aplicações do ar comprimido | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de operação de utilidades industriais - operação e testes de compressores de ar comprimido | 4 | 4 | 4 | ||
| Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - compressores de ar comprimido | 4 | 4 | 4 | |
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentos de medição e controle | 4 | 4 | 4 | ||
| Manutenção industrial | Inspeção de manutenção | 3 | 3 | 3 | |
| Lubrificação | 4 | 3 | 4 | ||
| Tipos de manutenção | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção industrial - pequenos reparos | 3 | 3 | 3 | ||
| Metalmecânica - mecânica | Mecânica de fluidos | 2 | 3 | 3 | |
| Pneumática | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - ferramentas, máquinas e equipamentos de acionamento pneumático | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - redes de ar comprimido | 2 | 4 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - tipos de compressores industriais de ar comprimido | 3 | 3 | 4 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 3 | 4 | 4 | |
| Normas técnicas para área industrial | 2 | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Escuta ativa | 2 | 2 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Expressão escrita | 2 | 2 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 3 | 3 |
| Compreensão numérica | 3 | 3 | |
| Expressão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 3 | 3 |
| Equilíbrio corporal bruto | 3 | 3 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 4 | 4 | |
| Força dinâmica | 3 | 3 | |
| Força estática | 3 | 3 | |
| Força explosiva | 3 | 3 | |
| Vigor (estamina) | 3 | 3 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Precisão de controle | 3 | 3 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 4 | 4 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 4 | 4 | |
| Tempo de reação (ou de resposta) | 3 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 3 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Fornecimento de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 4 | 4 |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de riscos | 4 | 4 |
| Outras habilidades práticas (especificar: ....) | Outras - trabalho sob pressão | 3 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação | 4 |
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia | 4 |
Atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de minerais não-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool. Atuam no recebimento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de combustível de aviação. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto ou em veículos, nos períodos diurno e noturno e em rodízio de turnos. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão e podem atuar em condições especiais de trabalho tais como em grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinado. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
O Operador de máquina de compressão de ar (CBO 8621-30) pertence à família dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 8621-30 (ou CBO 862130 sem o hífen), dentro da família 8621 (Operadores de máquinas a vapor e utilidades), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Opera e controla compressor de ar para produzir ar comprimido a ser aplicado em ferramentas, máquinas e equipamentos de acionamento pneumático. Prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas. Executa a preparação de compressor de ar para entrar em operação. Realiza a manutenção básica dos equipamentos. Cumpre normas e procedimentos de segurança e n…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Abate de Aves, Frigoríficos Suínos, Manutenção de Máquinas (Uso Geral), Metalurgia do Alumínio.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.