Prepara panelas de vazamento - nelas fazendo revestimento com material refratário, pintura e preaquecimento -, para assegurar seu perfeito funcionamento quando do recebimento do metal líquido.
O Operador de lingoteiras (CBO 7222-35) prepara panelas de vazamento - nelas fazendo revestimento com material refratário, pintura e preaquecimento -, para assegurar seu perfeito funcionamento quando do recebimento do metal líquido. Substitui componentes em sistemas de vazamento por válvula e executa outras ações de conservação e manutenção básica nas panelas. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7222-35 se encontra hoje em zona de restritivo.
Os principais empregadores concentram-se em: Fundições de Ferro, Laminação de Aço, Fábricas de Utensílios de Metal, Siderúrgicas (Ferro-Gusa), Laminação de Aço Longo.
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensino fundamental. O pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de experiência.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 2 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Física | Mecânica | 1 | 2 | 3 |
| Matemática e estatística | Aritmética | 1 | 2 | 2 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 1 | 2 | 2 | |
| Internet | 1 | 1 | 1 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 2 | 3 | 3 |
| Português instrumental | 2 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 3 | 3 | 3 |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 2 | 3 | 4 | |
| Primeiros socorros | 2 | 2 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 3 | 4 | 5 | ||
| Processos de produção industrial | Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos de movimentação de panelas de vazamento de metal líquido | 3 | 4 | 4 |
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos, ferramentas e apetrechos para preparação de panelas de vazamento de metal líquido | 4 | 4 | 5 | ||
| Manutenção industrial | Outros conhecimentos de manutenção industrial - conservação e manutenção básica de panelas de vazamento de metal líquido | 3 | 3 | 4 | |
| Metalmecânica - mecânica | Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - noções de hidráulica e pneumática | 2 | 3 | 3 | |
| Metalmecânica - metalurgia | Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - materiais utilizados na preparação de panelas de vazamento de metal líquido | 3 | 4 | 5 | |
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - noções de metalurgia aplicada aos processos de fundição | 2 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - preparação de panelas de vazamento de metal líquido | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - revestimento, pintura e pré-aquecimento de panelas de vazamento de metal líquido | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - substituição, montagem e testes do sistema de vazamento por válvulas | 3 | 3 | 4 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 3 | 3 | 4 | |
| Serviços de transportes, armazenagem e correios | Movimentação e armazenagem de cargas | Outros conhecimentos de movimentação e armazenagem de cargas - código de sinais para içamento e movimentação de cargas - aplicação nos processos industriais de fundição | 3 | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Expressão escrita | 3 | 2 | |
| Outras habilidades de cognitivas (especificar...) | Outras - compreensão gestual | 3 | 3 |
| Outras - expressão gestual | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 4 | 4 |
| Compreensão numérica | 3 | 3 | |
| Expressão numérica | 2 | 2 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 4 | 4 |
| Equilíbrio corporal bruto | 4 | 4 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 4 | 4 | |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força dinâmica | 3 | 4 | |
| Força estática | 4 | 4 | |
| Força explosiva | 3 | 4 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 4 | 4 | |
| Resposta de orientação | 4 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 3 |
| Percepção de profundidade | 4 | 4 | |
| Visão a distância | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - orientação espacial | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 3 | 3 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Habilidades organizacionais | Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta | 4 |
Atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricação de produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículos automotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir metas de produção. Ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira (alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.
O Operador de lingoteiras (CBO 7222-35) pertence à família dos Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7222-35 (ou CBO 722235 sem o hífen), dentro da família 7222 (Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Prepara panelas de vazamento - nelas fazendo revestimento com material refratário, pintura e preaquecimento -, para assegurar seu perfeito funcionamento quando do recebimento do metal líquido. Substitui componentes em sistemas de vazamento por válvula e executa outras ações de conservação e manutenção básica nas panelas. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trab…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Fundições de Ferro, Laminação de Aço, Fábricas de Utensílios de Metal, Siderúrgicas (Ferro-Gusa).
A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.