Operador de forno de tratamento térmico de metais · CBO 7231-20

Operador de forno de tratamento térmico de metais · CBO 7231-20

CBO 723120 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Operador de forno de tratamento térmico de metais (CBO 7231-20) opera fornos - de variados tipos - e seus equipamentos auxiliares, para executar processos diversificados de tratamento térmico de metais. Prepara os fornos, ajustando parâmetros do processo. Monta e desmonta carga para o processo, avaliando a capacidade dos fornos. Monitora parâmetros e controla as etapas do processo. Inspeciona peças tratadas. Atua de acordo com diretrizes para sistemas de tratamento térmico, programas da qualidade e outras convenções adotadas pela empresa. Executa procedimentos de manutenção integrada à produção. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Também chamado de Forneiro de tratamento térmico de metais

Como é a rotina do CBO 7231-20

CBO 723120

Prepara os fornos de tratamento térmico para utilização, ajustando parâmetros do processo e inspecionando homogeneidade e acuidade de temperatura. Introduz gases, nivela o óleo e o banho de sal e realiza a análise de atmosfera e banhos, de acordo com requisitos do processo.

Monta cargas de peças a serem tratadas nos fornos, interpretando instruções de trabalho, identificando materiais recebidos, separando as peças conforme identificação e inspecionando as peças visualmente. Limpa as peças – antes e após a passagem pelo forno –, por meio de processos mecânicos ou químicos. Avalia a capacidade de carga do forno. Amarra as peças a serem tratadas em fieiras e as coloca em cesto ou dispositivo análogo. Realiza o preaquecimento das cargas. Desmonta as cargas, desamarrando peças das fieiras. Na montagem e na desmontagem das cargas, pode operar pontes rolantes, talhas e empilhadeiras.

Opera fornos de variados tipos e seus equipamentos auxiliares, para executar processos diversificados de tratamento térmico de metais. Aquece progressivamente o forno e controla o andamento do processo, efetuando os ajustes necessários e verificando o tempo de aquecimento da peça. Resfria as peças metálicas, diminuindo gradativamente a temperatura do forno. Retira as peças, colocando-as em contato com o ar ou imergindo-as em banho com solução apropriada, para dar-lhes a dureza e a resistência necessárias e/ou reduzir as tensões internas provocadas pelo aquecimento.

De acordo com o processo de tratamento térmico utilizado na produção, opera fornos de circulação a ar (FCA), fornos de esteira simples e dupla, fornos contínuos, fornos a banho de sais, fornos de atmosfera gasosa, e fornos a vácuo. Opera fornos com aquecimento por chamas e fornos de aquecimento indutivo simples e com comando numérico computadorizado (CNC). Opera equipamentos auxiliares, tais como durômetros, pirômetros, máquinas de lavar e de jatear, entre outros.

Executa processos diversificados de tratamento térmico, como revenimento, normalização e têmpera, entre outros. Pode realizar processos termoquímicos de tratamento. Efetua recozimentos de tipo isotérmico, pleno, subcrítico ou cíclico.

Monitora parâmetros do processo, utilizando sistemas supervisórios informatizados e analisando gráficos de controle. Verifica pilotos e cortinas de chamas dos fornos, ponto de orvalho ou gás carbônico, condições de vácuo, tempo, temperatura e velocidade de resfriamento. Utiliza corpos de prova para ajuste de parâmetros.

Controla etapas do processo, utilizando ferramentas - como controle estatístico de processo (CEP) - e preenchendo documentos – físicos e eletrônicos – do fluxo de produção. Faz a análise da composição dos banhos. Controla níveis dos banhos, temperatura dos meios de resfriamento, pressão interna dos fornos e composição de suas atmosferas.

Pode operar fornos, seus equipamentos auxiliares e sistemas de tratamento térmico com recursos de automação, controle centralizado das operações, softwares de diagnóstico e acesso a mecanismos de correção de erros.

Inspeciona peças tratadas, preparando amostras para análise e ensaios e realizando o controle dimensional. Interpreta e analisa dados de ensaios – mecânicos, metalográficos e de outros tipos –, para promover ajustes em parâmetros operacionais dos fornos.

Atua de acordo com diretrizes para sistemas de tratamento térmico, programas da qualidade e outras convenções adotadas para o processo produtivo da empresa. Executa procedimentos de manutenção integrada ao processo produtivo, de acordo com as convenções da metodologia TPM-Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance). Participa do desenvolvimento de parcerias com clientes e fornecedores.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva, seguindo procedimentos de segurança e atuando na prevenção e no combate a incêndios.

Zela pela preservação do meio ambiente, armazenando insumos e resíduos conforme normas de gestão ambiental.

Pulso do mercado para CBO Operador de forno de tratamento térmico de metais

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7231-20 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7231-20

Os principais empregadores concentram-se em: Galvanoplastia, Agências de Trabalho Temporário, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Peças de Câmbio, Tornearias e Solda, Fundições de Ferro.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 7231-20

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 16 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Gestão ambiental 3 3 3
Sustentabilidade ambiental 3 3 3
Ciências exatas e informática Física Eletricidade 2 3 3
Mecânica 2 3 3
Outros conhecimentos de física - termodinâmica 3 3 3
Matemática e estatística Matemática aplicada 3 3 3
Química Outros conhecimentos de química - fenômenos termoquímicos 3 3 3
Outros conhecimentos de química - química dos materiais 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 3 3
Internet 2 2 2
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software – simuladores de tratamento térmico 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software – sistemas supervisórios: aplicações para tratamento térmico 3 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 3 3 3
Português instrumental 3 4 4
Inglês instrumental 2 2 2
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Tecnologias estratégicas Controle de processos 2 2 2
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 48 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 3 3
Qualidade e produtividade Controle estatístico de processo (cep) 3 3 3
Gestão da qualidade 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 2 3 4
Espaços confinados 4 3 4
Primeiros socorros 3 2 5
Saúde ocupacional 3 4 5
Segurança no trabalho 4 4 5
Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção e combate a incêndios 4 4 5
Processos de produção industrial Automação nos processos de produção industrial Outros conhecimentos de automação nos processos de produção - máquinas de aquecimento por indução com conjunto de equipamentos a comando numérico computadorizado (cnc) 3 3 4
Outros conhecimentos de automação nos processos de produção - sistemas de automação e controle de processos no tratamento térmico 3 3 3
Informações tecnológicas de eletroeletrônica Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - instalações elétricas e fontes de alimentação dos fornos de tratamento térmico por indução 3 3 4
Informações tecnológicas em química e petroquímica Processos e operações unitárias termodinâmicas 2 2 2
Tratamento de superfície 2 2 2
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - tecnologia de processos termoquímicos 2 2 2
Informações tecnológicas laboratoriais Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - análise de dados de ensaios mecânicos, metalográficos e de outros tipos, com peças metálicas tratadas termicamente 2 2 2
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instalações, instrumentos e ferramentas utilizadas em processos de tratamento térmico 4 5 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - tipos de fornos e equipamentos auxiliares de tratamento térmico 4 5 5
Manutenção industrial Outros conhecimentos de manutenção industrial - total productive maintenance – tpm 3 3 3
Materiais Materiais metálicos ferrosos 2 2 2
Materiais metálicos não ferrosos 2 2 2
Resistência dos materiais 2 2 2
Outros conhecimentos de materiais - substâncias químicas utilizadas nos processos de tratamento térmico 3 3 3
Outros conhecimentos de materiais - utilização do carbono nas ligas de aço para tratamento térmico 2 3 3
Metalmecânica - mecânica Controle dimensional 3 3 3
Mecânica de fluidos 2 2 2
Metrologia 2 2 2
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - fornos de tratamento térmico: estrutura mecânica básica, características técnicas gerais e funcionamento 3 3 3
Metalmecânica - metalurgia Ligas metálicas 3 3 3
Metalurgia geral 3 3 3
Tratamento térmico 4 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - operação de equipamentos auxiliares dos fornos de tratamento térmico: durômetros, pirômetros, máquinas de lavar, máquinas de jatear, esteiras e outros 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - operação de fornos de tratamento térmico: fornos a banho de sais e fornos de atmosfera gasosa 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - operação de fornos de tratamento térmico: fornos a vácuo 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - operação de fornos de tratamento térmico: fornos de aquecimento por chamas e fornos de aquecimento indutivo (simples e a cnc) 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - operação de fornos de tratamento térmico: fornos de circulação a ar 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - operação de fornos de tratamento térmico: fornos para processos contínuos 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - parâmetros de controle do processo no forno de tratamento térmico: ponto de orvalho, condições de vácuo, tempo, temperatura, velocidade de resfriamento e outros 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - procedimentos de preparação dos fornos para utilização: ajuste de parâmetros, preparo dos banhos, alimentação e procedimentos de verificação 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - processos de tratamento termoquímicos 3 3 3
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - revenimento, normalização, têmpera e outros processos de tratamento térmico 4 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - tipos de recozimento: isotérmico, pleno, subcrítico ou cíclico 4 4 4
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 3 3 3
Normas técnicas para área industrial 3 3 3
Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - diretrizes normatizadas para sistemas de tratamento térmico 4 4 4
Tendências e inovação nos processos de produção industrial Novos materiais 2 2 2
Outros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - inflexões nas trajetórias tecnológicas das fábricas: automação de linhas, controle centralizado de operações, softwares de diagnóstico e mecanismos de correção de erros 3 3 3
Serviços de transportes, armazenagem e correios Movimentação e armazenagem de cargas Elevação e movimentação de cargas 3 3 3

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 13 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 3
Escuta ativa 3 3
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 3 4
Expressão escrita 3 3
Aprendizado ativo 3 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 3 3
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 2 2
Trabalho com números Comparação de dados 4 4
Compreensão numérica 3 3
Expressão numérica 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 21 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Equilíbrio corporal bruto 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 3 3
Força estática 3 3
Vigor (estamina) 4 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 3 3
Precisão de controle 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 2 2
Destreza manual 3 3
Coordenação multimembros 3 3
Tempo de reação (ou de resposta) 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Localização de som 4 4
Sensibilidade ao brilho 4 4
Percepção de profundidade 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 3 3
Discriminação de cor visual 4 4
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - tolerância às oscilações de temperatura 3 3
Habilidades práticas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 3 3
Fornecimento de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 3 3
Análise de riscos 3 3

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças 3
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam principalmente na fabricação de produtos de metal, máquinas, equipamentos e veículos, instrumentos de precisão para automação industrial e equipamentos de instrumentação médico-hospitalares. São empregados com carteira assinada, trabalham geralmente em células de produção, atividades de negócio ou em grupos de trabalho, com supervisão ocasional e em rodízio de turno (diurno/noturno). Podem ficar expostos aos efeitos de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 723120

O que se faz na prática
Realizar checking-list
Operar fornos de circulação a ar - fca
Efetuar recristalização
Evidenciar pré-disposição para trabalho em ambientes com altas temperaturas
Analisar a composição dos banhos - desengraxante, banho de sal, etc
Participar do levantamento de riscos de acidente
Realizar análise da atmosfera e banhos
Nivelar o óleo e banho de sal
Operar máquinas com aquecimento por chamas
Desamarrar peças das fieiras
Realizar ensaios de flexão
Efetuar recozimento - isotérmico, pleno, subcrítico e cíclico

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de forno de tratamento térmico de metais (CBO 7231-20) pertence à família dos Trabalhadores de tratamento térmico de metais, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
72 Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
723 Trabalhadores de tratamento térmico e de superfícies de metais e de compósitos
7231 Trabalhadores de tratamento térmico de metais
723120 Operador de forno de tratamento térmico de metais

Profissões irmãs na família CBO 7231

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de forno de tratamento térmico de metais

CBO 723120

Qual é o CBO do Operador de forno de tratamento térmico de metais?

O código é CBO 7231-20 (ou CBO 723120 sem o hífen), dentro da família 7231 (Trabalhadores de tratamento térmico de metais), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de forno de tratamento térmico de metais?

Opera fornos - de variados tipos - e seus equipamentos auxiliares, para executar processos diversificados de tratamento térmico de metais. Prepara os fornos, ajustando parâmetros do processo. Monta e desmonta carga para o processo, avaliando a capacidade dos fornos. Monitora parâmetros e controla as etapas do processo. Inspeciona peças tratadas. Atua de acordo com diretrizes para sistemas de trata…

Que formação é necessária para o CBO 7231-20?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Galvanoplastia, Agências de Trabalho Temporário, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Peças de Câmbio.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7231-20

Mesmo subgrupo · CBO 723