Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas) · CBO 7311-25

Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas) · CBO 7311-25

CBO 731125 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Monta, ajusta, regula, testa e inspeciona equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações de transformação de energia elétrica, aplicando técnicas e métodos de montagem de infraestrutura elétrica, inspeção, regulagem e validação e interligando cabeamentos elétricos,

Também chamado de Eletricista instalador de alta e baixa tensão · Montador de centrais elétricas

O ofício do Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas) em uma frase CBO 731125

Síntese

O Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas) (CBO 7311-25) monta, ajusta, regula, testa e inspeciona equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações de transformação de energia elétrica, aplicando técnicas e métodos de montagem de infraestrutura elétrica, inspeção, regulagem e validação e interligando cabeamentos elétricos, componentes e dispositivos. Atua de acordo com projetos, especificações, desenhos, esquemas, diagramas elétricos, instruções operacionais e documentação específica. Mantém a organização do local de trabalho e preenche a documentação relacionada ao processo. Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 7311-25 se traduz na rotina

Seleciona e utiliza materiais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, no processo de montagem.

Monta equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações de transformação de energia elétrica, incluindo a montagem das placas de circuito impresso. Aplica processos de soldagem para interligação dos componentes e interpreta esquemas elétricos. Compõe o painel do equipamento dispondo, conectando e interligando dispositivos elétricos e eletrônicos. Finaliza a montagem, realizando ajustes eletrônicos e configurações.

Testa equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações de transformação de energia elétrica, considerando teste das placas de circuito impresso, testes funcionais durante o processo de montagem, teste final de impacto e testes elétricos do equipamento. Confere valores e polaridade dos componentes.

Inspeciona equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações de transformação de energia elétrica - incluindo a inspeção das placas de circuito impresso -, por meio de verificação visual geral e da disposição dos componentes e dispositivos.

Faz checagem visual do equipamento e correção de defeitos de montagem, para atestar o produto.

Verifica a qualidade do processo de montagem no que se refere ao pleno funcionamento, às especificações técnicas e às propriedades físicas e mecânicas dos equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações de transformação de energia elétrica.

Prepara e organiza o ambiente de trabalho, mantendo-o limpo e em condições de uso, abastecendo-o com peças, componentes, materiais, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Segue rigorosamente normas regulamentadoras e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva. Mantém tais equipamentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Preenche documentação técnica relacionada aos processos, tais como relatório de controle de processo, ficha técnica, ficha de rastreabilidade, requisição de materiais, entre outros.

Pulso do mercado para CBO Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7311-25 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7311-25

Os principais empregadores concentram-se em: Construção de Redes Elétricas, Instalação Elétrica Predial, Escritórios de Engenharia, Construção de Barragens, Fábricas de Distribuição Elétrica, Construtoras.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

A escolaridade requerida é de nível médio mais curso básico de qualificação profissional, até duzentas horas-aula. A experiência profissional para desempenhar plenamente as atividades dessas ocupações é normalmente de um ano.

Saberes que sustentam o CBO 7311-25

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 13 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 3
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Desenho técnico geral 3 4 4
Outros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - leitura e interpretação de esquemas elétricos 3 4 4
Física Eletricidade 3 3 4
Eletroeletrônica 3 3 4
Mecânica 2 2 3
Matemática e estatística Matemática aplicada 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 3 3 3
Internet 3 3 3
Software - cad-cam 2 2 2
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 3 3 4
Português instrumental 3 3 4
Inglês instrumental 2 2 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 32 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 4 4 4
Qualidade e produtividade Garantia de qualidade 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 3 4 5
Primeiros socorros 3 2 5
Segurança no trabalho 3 5 5
Trabalho em altura 3 3 5
Outros conhecimentos de saúde e segurança - segurança em instalações e serviços em eletricidade 4 5 5
Processos de produção industrial Informações tecnológicas de eletroeletrônica Calibração 3 3 3
Circuitos elétricos 3 3 4
Circuitos eletrônicos 3 3 4
Circuitos magnéticos 3 3 3
Conversão de energia 2 2 2
Medidas elétricas 3 3 4
Montagem elétrica 4 4 5
Montagem eletrônica 3 3 4
Proteção de sistemas elétricos 3 4 5
Sistemas elétricos de potência 3 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - fios, cabos, conectores e montagem de elementos de ligação elétrica 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - identificação e manuseio de componentes e dispositivos elétricos e eletrônicos 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - métodos e procedimentos de inspeção em equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - métodos e procedimentos de testes funcionais em equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações 3 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - montagem em placas de circuito impresso 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - processos de montagem de produtos elétricos - equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - técnicas de soldagem em elétrica e eletrônica 4 4 5
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Ferramentas 4 4 4
Instrumentos 4 4 4
Máquinas 4 4 4
Metalmecânica - mecânica Controle dimensional 3 3 3
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - noções de processos de montagem mecânica aplicada à montagem de produtos elétricos 3 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - noções de usinagem convencional aplicada à montagem de produtos elétricos 3 3 3
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 3 3 4
Normas técnicas para área industrial 3 3 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 14 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 4
Escuta ativa 3 3
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 3 4
Expressão escrita 3 3
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - visão espacial 2 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 2 2
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 2 2
Trabalho com números Transcrição de dados 3 3
Compreensão numérica 4 4
Análise de dados 3 3
Sintetização de dados 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 16 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Flexibilidade de extensão 4 4
Flexibilidade dinâmica 3 4
Força de tronco 3 4
Força estática 3 4
Vigor (estamina) 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Precisão de controle 4 5
Destreza dos dedos (ou digital) 4 5
Destreza manual 4 4
Velocidade de pulso-dedos​​   4 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 3 3
Sensibilidade auditiva 3 3
Sensibilidade ao brilho 3 4
Percepção de profundidade 3 3
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Discriminação de cor visual 4 4
Habilidades práticas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise de riscos 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas 3
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam em indústrias de fabricação de materiais elétricos e eletrônicos, máquinas, aparelhos e equipamentos em geral, instrumentos de precisão e ópticos e equipamentos para automação industrial, cronômetros e relógios. Podem ter vínculo formal ou trabalhar como autônomos. Estão organizados em equipes, em células e linhas de montagem e são supervisionados permanentemente. Trabalham em ambientes fechados por rodízio de turnos e algumas vezes em posições desconfortáveis, expostos a ruídos e altas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 731125

O que se faz na prática
Fazer teste de impacto
Testar placa de circuito impresso
Testar equipamentos de segurança
Realizar testes elétricos
Demonstrar higiene e asseio
Preencher relatório de controle de defeito
Preencher relatório de fases
Fixar acessórios
Demonstrar iniciativa
Preencher ficha de rastreabilidade
Soldar terminais
Pré-formar componentes para encaixe no suporte

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas) (CBO 7311-25) pertence à família dos Montadores de equipamentos eletroeletrônicos, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
73 Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica
731 Montadores e instaladores de equipamentos eletroeletrônicos em geral
7311 Montadores de equipamentos eletroeletrônicos
731125 Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas)

Profissões irmãs na família CBO 7311

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas)

CBO 731125

Qual é o CBO do Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas)?

O código é CBO 7311-25 (ou CBO 731125 sem o hífen), dentro da família 7311 (Montadores de equipamentos eletroeletrônicos), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Montador de equipamentos elétricos (centrais elétricas)?

Monta, ajusta, regula, testa e inspeciona equipamentos elétricos para centrais elétricas e subestações de transformação de energia elétrica, aplicando técnicas e métodos de montagem de infraestrutura elétrica, inspeção, regulagem e validação e interligando cabeamentos elétricos, componentes e dispositivos. Atua de acordo com projetos, especificações, desenhos, esquemas, diagramas elétricos, instru…

Que formação é necessária para o CBO 7311-25?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Construção de Redes Elétricas, Instalação Elétrica Predial, Escritórios de Engenharia, Construção de Barragens.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7311-25

Mesmo subgrupo · CBO 731