Monitor interno de alarmes · CBO 9513-15

Monitor interno de alarmes · CBO 9513-15

CBO 951315 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Monitora sistemas eletrônicos de segurança, respondendo aos eventos de alarmes com acionamento de monitoramento externo e de órgãos competentes, com análise e identificação de defeitos nos sistemas ou com outras ações adequadas para solucionar os problemas identificados.

Também chamado de Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno

O ofício do Monitor interno de alarmes em uma frase CBO 951315

Síntese

O Monitor interno de alarmes (CBO 9513-15) monitora sistemas eletrônicos de segurança, respondendo aos eventos de alarmes com acionamento de monitoramento externo e de órgãos competentes, com análise e identificação de defeitos nos sistemas ou com outras ações adequadas para solucionar os problemas identificados. Prepara-se para o trabalho analisando programas, procedimentos e práticas, capazes de garantir ou orientar resposta a eventos de alarmes recebidos na central de monitoramento. Mantém-se atualizado sobre novos produtos e desenvolvimentos na área. Elabora documentação técnica relacionada aos serviços. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 9513-15 se traduz na rotina

Prepara-se para monitorar sistemas eletrônicos de segurança analisando programas, procedimentos ou práticas de segurança – com base em sistemas eletrônicos –, capazes de garantir ou orientar resposta a eventos de alarmes recebidos na central de monitoramento.

Checa equipamentos e sistemas da central de monitoramento – tais como GPRS-Serviços Gerais de Pacote por Rádio (General Packet Radio Services), receptores e outros aparelhos de telefonia – e analisa imagens e eventos recebidos do sistema. Aplica escala de prioridades. Checa histórico dos eventos recebidos da central de alarme monitorada.

Aciona monitor externo, em função dos eventos recebidos e seguindo a escala de prioridades. Identifica o problema após verificação do monitor externo. Aciona órgãos competentes – tais como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dentre outros –, tendo em vista o problema identificado.

Entra em contato com cliente ou responsável da instalação, orientando-o na identificação e na resolução de problemas. Encaminha ocorrências ao setor responsável.

Em função dos eventos de alarmes recebidos, inspeciona o sistema de segurança, para analisar “status” ou condições momentâneas do sistema. Identifica - valendo-se dos equipamentos disponíveis na central de monitoramento – os defeitos nos sistemas eletroeletrônicos de segurança e suas causas, para providenciar a manutenção corretiva do sistema. Confirma testes de funcionamento dos sistemas com a equipe técnica, para ativar os sistemas eletroeletrônicos de segurança.

Agenda ordens de serviço – de instalação ou de manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança –, objetivando o planejamento desses serviços, tendo em conta dados e informações do processo de monitoramento remoto ou de acordo com as demandas de serviço.

Mantém-se atualizado sobre novos produtos e desenvolvimentos na área de segurança eletrônica, buscando informações com fornecedores, assistindo a programas de treinamento ou participando de eventos de divulgação tecnológica. Acompanha o processo de inovação por meio de publicações técnicas especializadas, em diversos tipos de mídias.

Pode sugerir melhorias nos sistemas ou procedimentos de segurança, com base nos dados e históricos do processo de monitoramento remoto.

Elabora documentação técnica, abrindo ordens de serviço, aplicando lista de verificação (“checklist”) em troca de plantão e gerando relatórios operacionais. Elabora registros de ocorrências, tais como falhas e acidentes. Salva – em arquivos eletrônicos – imagens recebidas dos sistemas de segurança.

Colabora na preparação de documentação para relatos de casos ou processos judiciais. Atualiza cadastro de clientes.

Organiza o local de trabalho, dispondo os aparelhos e equipamentos em posições de fácil acesso e visualização.

Mantém em boas condições de uso os materiais e os recursos de trabalho. Solicita manutenção ou substituição de aparelhos e equipamentos, sempre que necessário.

Trabalha com segurança, obedecendo a normas de higiene e segurança no trabalho e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Pulso do mercado para CBO Monitor interno de alarmes

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 9513-15 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo positivo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença significativa no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença significativa no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasSaldo positivo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 9513-15

Os principais empregadores concentram-se em: Monitoramento Eletrônico, Empresas de Segurança Privada, Serviços para Edifícios, Apoio Administrativo, Agências de Trabalho Temporário, Empresas de Limpeza.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício da ocupação de instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança requer-se ensino fundamental concluído e curso profissionalizante com aproximadamente duzentas horas-aula. Já os mantenedores desses sistemas devem ter ensino médio concluído e curso técnico em eletricidade e eletrônica. Para essas duas ocupações, o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Ao monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo é exigido o ensino fundamental completo para o monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno, requer-se ensino médio completo. Nenhuma experiência profissional é exigida para essas duas ocupações.

Saberes que sustentam o CBO 9513-15

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 14 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências exatas e informática Ciência da computação Banco de dados 2 3 3
Redes e telecomunicações 2 3 3
Sistemas de informação 2 2 2
Sistemas operacionais 2 2 2
Matemática e estatística Matemática aplicada 2 2 2
Tecnologia da informação e comunicação Informática 3 4 4
Internet 2 4 4
Internet das coisas 1 2 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software – sistemas de monitoramento de rede 3 3 4
Ciências sociais aplicadas Direito Legislação aplicada à área ocupacional 2 3 3
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 2 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 2 3 3
Português instrumental 2 4 4
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Tecnologias estratégicas Outros conhecimentos de tecnologias estratégicas - tecnologia de segurança eletrônica 2 2 2
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 26 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 2 3 4
Segurança no trabalho 2 3 4
Limpeza, conservação, portaria, vigilância, zeladoria e manutenção de edifícios e de áreas públicas Instalação e manutenção de equipamentos de edifícios Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - análise de “status” do sistema de segurança 4 4 5
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - análise de imagens e eventos recebidos na central de monitoramento 4 4 5
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - arquitetura dos sistemas eletrônicos de segurança 2 2 2
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - funcionamento da portaria virtual 2 3 3
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - identificação de defeitos e suas causas, em sistemas eletrônicos de segurança, por meio de monitoramento remoto 2 2 3
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - procedimentos remotos na ativação de sistemas eletrônicos de segurança 2 2 3
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - processo de monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança 4 5 5
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - protocolos de resposta a eventos de alarmes recebidos na central de monitoramento remoto de segurança 4 4 5
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - radares integrados aos sistemas de segurança eletrônica 2 2 2
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - rotinas de salva e protocolos de acesso para imagens recebidas dos sistemas de segurança 3 4 4
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - sistemas de reconhecimento de placas por “optical character recognition (ocr)” 2 3 3
Outros conhecimentos de instalação e manutenção de equipamentos de edifícios - sistemas de reconhecimento facial 2 2 3
Normas técnicas e regulamentadoras para limpeza, conservação, portaria, vigilância, zeladoria e manutenção de edifícios e de áreas públicas Normas regulamentadoras em segurança de áreas públicas 2 3 3
Normas regulamentadoras em segurança de edifícios 2 3 3
Normas técnicas em segurança de áreas públicas 2 2 2
Normas técnicas em segurança de edifícios 2 2 2
Tendências e inovação na limpeza, conservação, portaria, vigilância, zeladoria e manutenção de edifícios e de áreas públicas Outros conhecimentos de tendências e inovação na limpeza, conservação, portaria, vigilância, zeladoria e manutenção de edifícios e de áreas públicas (especificar: ...) - novos produtos e desenvolvimentos na área de segurança eletrônica 2 2 3
Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia) Normas técnicas e regulamentadoras para serviços de utilidade pública Normas regulamentadoras em telecomunicações 2 3 3
Normas técnicas em telecomunicações 2 2 2
Telecomunicações Protocolos de comunicação 2 3 3
Sistemas de telefonia 2 3 3
Outros conhecimentos de telecomunicações - centrais de monitoramento remoto de sistemas eletrônicos de segurança - equipamentos e sistemas 4 4 5
Outros conhecimentos de telecomunicações - serviços gerais de pacote por rádio (“general packet radio services – gprs”) 3 3 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 10 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 3 4
Compreensão escrita 3 4
Expressão escrita 2 3
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - velocidade perceptiva 4 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Trabalho com números Comparação de dados 3 4
Análise de dados 3 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 12 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Precisão de controle 4 4
Destreza dos dedos (ou digital) 3 4
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Reconhecimento de fala 3 4
Clareza de fala 3 4
Sensibilidade ao brilho 4 5
Visão a distância 4 5
Visão de perto (ou a curta distância) 5 5
Visão periférica 4 4
Discriminação de cor visual 4 5
Habilidades práticas 11 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 3 3
Troca de informações 3 5
Fornecimento de informações 3 5
Cooperação 4 4
Orientação de pessoas 3 4
Coordenação 3 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 2 2
Habilidades organizacionais Análise de riscos 3 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
Tipo Postura Peso
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação 3
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os instaladores de sistemas trabalham como empregados com carteira assinada, com supervisão permanente de profissionais de nível técnico. Os mantenedores de sistemas são autônomos e trabalham por conta própria, com supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Os monitores são empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão ocasional. Todos estão organizados em equipe e atuam em locais fechados, com exceção dos monitores externos que exercem suas funções em ambiente a céu aberto e em veículos. Os instaladores trabalham no período diurno, os mantenedores em horários irregulares, já os monitores trabalham em rodízio de turnos. Trabalham em grandes alturas ou em locais subterrâneos, sob pressão, levando à situação de stress constante, permanecem em posições desconfortáveis e expostos a áreas insalubres.

Verbos do dia a dia do CBO 951315

O que se faz na prática
Analisar imagens recebidas
Confirmar testes de funcionamento dos sistemas com a equipe técnica
Checar histórico dos eventos recebidos da central de alarme monitorada
Demonstrar iniciativa
Atualizar cadastro do cliente
Demonstrar capacidade de contornar situações adversas
Entrar em contato com cliente ou responsável
Demonstrar capacidade de observação
Agendar ordem de serviço - instalação e manutenção
Identificar problema após verificação do monitor externo
Encaminhar ocorrências ao setor responsável
Demonstrar atenção

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Monitor interno de alarmes (CBO 9513-15) pertence à família dos Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança, dentro do grande grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção .

9 Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
95 Polimantenedores
951 Eletricistas eletrônicos de manutenção industrial, comercial e residencial
9513 Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança
951315 Monitor interno de alarmes

Profissões irmãs na família CBO 9513

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Monitor interno de alarmes

CBO 951315

Qual é o CBO do Monitor interno de alarmes?

O código é CBO 9513-15 (ou CBO 951315 sem o hífen), dentro da família 9513 (Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança), no grande grupo 9 (Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção ).

O que faz um Monitor interno de alarmes?

Monitora sistemas eletrônicos de segurança, respondendo aos eventos de alarmes com acionamento de monitoramento externo e de órgãos competentes, com análise e identificação de defeitos nos sistemas ou com outras ações adequadas para solucionar os problemas identificados. Prepara-se para o trabalho analisando programas, procedimentos e práticas, capazes de garantir ou orientar resposta a eventos de…

Que formação é necessária para o CBO 9513-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Monitoramento Eletrônico, Empresas de Segurança Privada, Serviços para Edifícios, Apoio Administrativo.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 9513-15

Mesmo subgrupo · CBO 951