Médico em medicina interna · CBO 2251-70
Médicos clínicos / Complexidade 6 de 8

Médico em medicina interna · CBO 2251-70

CBO 225170 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Médico em medicina interna (CBO 2251-70) realiza atendimento médico primário de paciente, efetuando diagnóstico e tratamento clínico de doenças e lesões em consultório, executando avaliação de casos de emergência em pronto-socorro, e prestando atenção primária em unidades do Sistema Único de Saúde. Nos casos de maior complexidade, encaminha paciente para médico especialista, que passa a conduzir o tratamento. Identifica fatores indicativos da condição de saúde-doença da população. Registra procedimentos executados e elabora documentos médicos. Pode gerenciar recursos e processos de trabalho de consultório. Pode atuar em gestão de saúde. Participa em programas de educação sobre processo saúde-doença. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

Também chamado de Médico alopata · Médico generalista · Médico militar

Como é a rotina do CBO 2251-70

CBO 225170

Planeja a assistência médica em consultório, organizando as instalações para os processos e os procedimentos a serem realizados. Gerencia o atendimento de pacientes.

Faz o acolhimento de paciente - e, se for o caso, acompanhante - em consulta.

Executa anamnese, estimulando o relato espontâneo de paciente sobre suas queixas principais, repercussões de sinais e sintomas na sua vida cotidiana, hábitos, e antecedentes - relacionados à saúde - pessoais e familiares. Efetua exames físicos geral e específico. Estabelece hipóteses diagnósticas mais prováveis, a partir dos dados coletados. Solicita exames complementares - laboratoriais, de imagens, entre outros - e interpreta seus resultados.

Em casos de baixa complexidade, faz diagnóstico de lesões e doenças, estabelece prognóstico e planeja tratamento clínico. Conversa com paciente e/ou acompanhante sobre a doença ou lesão, suas implicações e o tratamento a ser realizado. Pode fazer interconsulta, para discutir diagnóstico e plano terapêutico.

Executa plano terapêutico, para tratamento e reabilitação de paciente. Pode fazer prescrição clínica de medicamentos. Pode atuar junto com outros profissionais da saúde, sempre que necessário, para realização das etapas previstas no plano. Aplica princípios e boas práticas de cuidados paliativos.

Realiza acompanhamento e avaliação da efetividade das intervenções realizadas. Pode acompanhar paciente até sua alta. Pode prestar cuidados de final de vida.

Após alta, propõe consultas periódicas para acompanhamento de paciente, incentivando a cultura de cuidado integral e permanente.

Em casos de maior complexidade, seleciona a especialidade apropriada e encaminha paciente para médico especialista, que passa a ser responsável pelo tratamento de paciente.

Pode atuar em pronto-socorro, realizando a primeira avaliação em casos de emergência, como hemorragias, cortes, queimaduras, entre outros.

Trabalha em equipe de profissionais de saúde, para identificar as condições de vida - de indivíduos, famílias e coletividade - como fatores indicativos da condição de saúde-doença da população. Colabora no diagnóstico de saúde e na priorização de problemas.

Atua em atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Encaminha paciente, sempre que necessário, para médicos especialistas.

Registra os procedimentos executados em prontuário de paciente, seguindo normas preestabelecidas.

Pode atuar em gestão de saúde, organizando e implementando ações de promoção da atenção à saúde individual e coletiva, conforme a disponibilidade de recursos disponíveis e de acordo com padrões de qualidade e de segurança. Incentiva a articulação de ações, profissionais e serviços, apoiando a implantação de estratégias que promovam a organização de sistemas integrados de saúde. Realiza avaliação do trabalho em saúde, utilizando indicadores e relatórios de atividades executadas.

Pode gerenciar os recursos e os processos de trabalho de consultório. Estima custos, define preços do atendimento, estabelece condições de pagamento e faz acertos de contas dos serviços prestados.

Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.

Elabora documentos médicos. Presta informação sobre situações de notificação compulsória aos setores responsáveis.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando inovações tecnológicas que podem ser incorporadas em suas atividades.

Pode utilizar telemedicina para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde, de acordo com as normas preestabelecidas.

Participa no planejamento, na execução e na avaliação de programas de educação sobre processo saúde-doença, utilizando comunicação ajustada ao público.

Analisa estatísticas relacionadas à área médica, para verificar mudanças ou novas tendências nos padrões de doenças e lesões.

Orienta e supervisiona manuseio, transporte, armazenamento e descarte de resíduos de saúde, de acordo com as normas ambientais.

Pulso do mercado para CBO Médico em medicina interna

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2251-70 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • Carga horáriaJornada parcial, abaixo das 28h semanais

Quem emprega o CBO 2251-70

Os principais empregadores concentram-se em: Prontos-Socorros, Ambulatórios com Exames, Apoio à Gestão de Saúde, Administração Pública, ONGs, Hospitais.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.

Saberes que sustentam o CBO 2251-70

Tabela CBO · posição 6 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 168 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Biofísica Biofísica celular 4 4 5
Outros elementos (biofísica celular) biofísica aplicada 4 4 5
Biologia geral Outros elementos do campo biologia geral 4 4 4
Outros elementos (biologia geral) biossegurança 4 4 4
Biomedicina Biomedicina 4 4 4
Biomedicina 4 4 4
Bioquímica Química de macromoléculas 4 4 5
Outros elementos (química de macromoléculas) bioquímica aplicada 4 4 5
Biologia molecular 4 4 5
Biologia molecular 4 4 5
Farmacologia Farmacologia geral 3 3 3
Outros elementos (farmacologia geral) farmacologia geral 3 3 3
Farmacologia clínica 4 5 5
Farmacologia clínica 4 5 5
Fisiologia Fisiologia geral 5 5 5
Fisiologia geral 5 5 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Cinesiologia 4 4 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Fisiologia cardiovascular 4 4 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Fisiologia da digestão 4 4 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Fisiologia da respiração 4 4 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Fisiologia endócrina 4 4 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Fisiologia renal 4 4 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Neurofisiologia 4 4 5
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 4
Outros elementos (fisiologia dos órgãos e sistemas) estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano 4 4 4
Fisiologia dos órgãos e sistemas 4 4 5
Outros elementos (fisiologia dos órgãos e sistemas) fisiologia do sistema tegumentar 4 4 5
Genética Genética humana e médica 4 4 4
Genética humana 4 4 4
Genética humana e médica 4 4 4
Genética médica 4 4 4
Imunologia Imunologia aplicada 4 4 5
Imunologia aplicada 4 4 5
Microbiologia Microbiologia aplicada 4 4 4
Microbiologia médica 4 4 4
Morfologia Citologia e biologia celular 4 4 5
Citologia e biologia celular 4 4 5
Embriologia 4 4 4
Embriologia 4 4 4
Histologia 4 4 5
Histologia 4 4 5
Anatomia 4 4 5
Anatomia humana 4 4 5
Anatomia 4 4 5
Outros elementos (anatomia) anatomia patológica 4 4 5
Anatomia 4 4 5
Outros elementos (anatomia) anatomia topográfica 4 4 5
Parasitologia Protozoologia de parasitos 4 4 4
Protozoologia parasitária humana 4 4 4
Helmintologia de parasitos 4 4 4
Helmintologia humana 4 4 4
Ciências da saúde Medicina Clínica médica 4 4 5
Doenças infecciosas e parasitárias 4 4 5
Clínica médica 4 4 4
Ginecologia e obstetrícia 4 4 4
Clínica médica 4 5 5
Outros elementos (clínica médica) atendimento de emergências nas especialidades clínicas 4 5 5
Clínica médica 4 3 4
Outros elementos (clínica médica) clínica cirúrgica 4 3 4
Clínica médica 4 4 5
Outros elementos (clínica médica) clínica médica - propedêutica aplicada às especialidades 4 4 5
Clínica médica 5 5 5
Outros elementos (clínica médica) comunicação e segurança do paciente 5 5 5
Clínica médica 4 5 5
Outros elementos (clínica médica) diagnóstico por imagem 4 5 5
Clínica médica 4 4 4
Outros elementos (clínica médica) história da medicina 4 4 4
Clínica médica 4 4 4
Outros elementos (clínica médica) medicina molecular 4 4 4
Clínica médica 4 4 4
Outros elementos (clínica médica) práticas de cirurgia 4 4 4
Clínica médica 5 5 5
Outros elementos (clínica médica) práticas de medicina clínica 5 5 5
Clínica médica 5 5 5
Outros elementos (clínica médica) semiologia e semiotécnica médica 5 5 5
Clínica médica 4 4 4
Outros elementos (clínica médica) técnicas cirúrgicas 4 4 4
Clínica médica 4 4 4
Outros elementos (clínica médica) uso racional de medicamentos 4 4 4
Anatomia patológica e patologia clínica 4 4 5
Anatomia patológica e patologia clínica 4 4 5
Medicina legal e deontologia 4 4 4
Medicina legal e deontologia 4 4 4
Outros elementos do campo medicina 3 3 4
Outros elementos (medicina) atenção às necessidades de saúde coletiva 3 3 4
Outros elementos do campo medicina 5 5 5
Outros elementos (medicina) atenção às necessidades individuais de saúde: realização de história clínica, realização de exame físico, formalização de hipóteses e priorização de problemas, promoção de investigação diagnóstica 5 5 5
Outros elementos do campo medicina 4 4 5
Outros elementos (medicina) desenvolvimento e avaliação de planos terapêuticos 4 4 5
Outros elementos do campo medicina 4 4 5
Outros elementos (medicina) diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças 4 4 5
Outros elementos do campo medicina 4 4 4
Outros elementos (medicina) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades médicas 4 4 4
Outros elementos do campo medicina 4 4 4
Outros elementos (medicina) fundamentos morfofuncionais da medicina 4 4 4
Outros elementos do campo medicina 3 3 3
Outros elementos (medicina) gestão de programas e serviços em saúde 3 3 3
Outros elementos do campo medicina 4 4 4
Outros elementos (medicina) normas técnicas aplicadas à medicina 4 4 4
Outros elementos do campo medicina 4 4 4
Outros elementos (medicina) principais sistemas do corpo humano: digestório, nervoso, respiratório, locomotor, urinário, reprodutor feminino, cardiovascular, tegumentar, sensoriais, hematológico, reumatológico, imunológico 4 4 4
Outros elementos do campo medicina 4 4 5
Outros elementos (medicina) princípios do desenvolvimento das doenças 4 4 5
Outros elementos do campo medicina 4 4 5
Outros elementos (medicina) terapêutica farmacológica 4 4 5
Outros elementos do campo medicina 3 3 4
Outros elementos (medicina) urgência e emergência médica 3 3 4
Saúde coletiva Epidemiologia 4 4 4
Epidemiologia 4 4 4
Saúde pública 4 4 4
Saúde pública 4 4 4
Saúde pública 3 3 4
Outros elementos (saúde pública) políticas de saúde do sus 3 3 4
Medicina preventiva 4 5 5
Medicina preventiva 4 5 5
Ciências exatas e da terra Ciência da computação Metodologia e técnicas da computação 3 3 3
Banco de dados 3 3 3
Metodologia e técnicas da computação 4 3 4
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) sistemas de informação e comunicação em saúde 4 3 4
Geociências Outros elementos do campo geociências 3 3 3
Outros elementos (geociências) ecologia, meio ambiente e sustentabilidade 3 3 3
Matemática Matemática aplicada 3 3 3
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada 3 3 3
Probabilidade e estatística Estatística 4 4 4
Outros elementos (estatística) bioestatística 4 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 5 5
Informática médica 4 5 5
Software específico 4 5 5
Outros elementos (software específico) software específico para medicina 4 5 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 3 3 3
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) sistema de comunicação e arquivamento de imagens (pacs) 3 3 3
Ciências humanas Filosofia Ética 4 4 4
Outros elementos (ética) bioética 4 4 4
Ética 5 5 5
Outros elementos (ética) princípios de ética profissional 5 5 5
Psicologia Psicologia do desenvolvimento humano 4 5 5
Outros elementos (psicologia do desenvolvimento humano) psicologia médica 4 5 5
Sociologia Sociologia da saúde 3 3 4
Sociologia da saúde 3 3 4
Sociologia da saúde 4 4 5
Outros elementos (sociologia da saúde) processo saúde-doença como construção social 4 4 5
Ciências sociais aplicadas Administração Administração de setores específicos 3 3 3
Outros elementos (administração de setores específicos) fundamentos de administração 3 3 3
Administração de setores específicos 3 3 3
Outros elementos (administração de setores específicos) gestão de pessoas 3 3 3
Direito Direitos especiais 4 4 4
Outros elementos (direitos especiais) direitos humanos 4 4 4
Engenharias Engenharia de produção Gerência de produção 4 4 4
Outros elementos (gerência de produção) higiene, saúde, ergonomia e segurança no trabalho 4 4 4
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Línguas estrangeiras modernas 3 3 4
Línguas estrangeiras modernas 3 3 4
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 3 4
Metodologia científica 4 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 3 4
Metodologia de pesquisa 4 3 4
Tecnologias estratégicas Tecnologias estratégicas 4 4 4
Biotecnologia 4 4 4
Tecnologias estratégicas 4 4 4
Nanotecnologia 4 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 6 de 8
Habilidades cognitivas 21 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 4 4
Estratégias de aprendizagem 4 4
Aprendizado ativo 5 5
Persuasão 4 5
Negociação 4 4
Habilidade de orientar serviços 4 4
Raciocínio Raciocínio abstrato para resolução de problemas 5 5
Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 4 5
Raciocíonio científico 2 3
Trabalho com números Transcrição de dados 4 4
Comparação de dados 4 4
Classificação de dados 4 4
Compreensão numérica 4 4
Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 12 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 2 2
Equilíbrio corporal bruto 2 2
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 2 3
Destreza dos dedos (ou digital) 2 3
Destreza manual 2 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 3 3
Reconhecimento de fala 4 4
Clareza de fala 4 4
Percepção de profundidade 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - atenção aos detalhes 4 4
Outras - tolerância ao estresse 4 4
Habilidades práticas 17 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 5
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços 4 4
Orientação de pessoas 4 4
Supervisão 4 4
Coordenação 4 4
Percepção da realidade social 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 5 5
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas 5 5
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 4 4
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise sistêmica 4 5
Gerenciamento de recursos humanos 3 3
Análise de riscos 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 6 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em atividades ou projetos técnicos complexos 5
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores 4
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho com previsão de mudanças 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.

Verbos do dia a dia do CBO 225170

O que se faz na prática
Supervisionar atos médicos
Promover campanhas de saúde
Especificar insumos
Indicar necessidade de internação
Elaborar procedimentos operacionais padrão
Redigir trabalhos científicos
Elaborar protocolos de condutas médicas
Montar escala de serviços
Praticar intervenções clínicas
Prestar consultorias e assessorias
Promover ações de controle de vetores e zoonoses
Prescrever tratamento

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Médico em medicina interna (CBO 2251-70) pertence à família dos Médicos clínicos, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
22 Profissionais das ciências biológicas, da saúde
225 Profissionais da medicina
2251 Médicos clínicos
225170 Médico em medicina interna

Profissões irmãs na família CBO 2251

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Médico em medicina interna

CBO 225170

Qual é o CBO do Médico em medicina interna?

O código é CBO 2251-70 (ou CBO 225170 sem o hífen), dentro da família 2251 (Médicos clínicos), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Médico em medicina interna?

Realiza atendimento médico primário de paciente, efetuando diagnóstico e tratamento clínico de doenças e lesões em consultório, executando avaliação de casos de emergência em pronto-socorro, e prestando atenção primária em unidades do Sistema Único de Saúde. Nos casos de maior complexidade, encaminha paciente para médico especialista, que passa a conduzir o tratamento. Identifica fatores indicativ…

Que formação é necessária para o CBO 2251-70?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Prontos-Socorros, Ambulatórios com Exames, Apoio à Gestão de Saúde, Administração Pública.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 28 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2251-70

Mesmo subgrupo · CBO 225