Executa a montagem de máquinas industriais mecânicas, realizando o controle dimensional e os ajustes mecânicos necessários. planeja o trabalho, elaborando o cronograma de atividades. colabora na expedição das máquinas, conferindo documentos e acessórios.
Também chamado de Instalador de máquinas · Mecânico montador · Montador mecânico (máquinas industriais)
O Mecânico de montagem de máquinas (CBO 7252-05) executa a montagem de máquinas industriais mecânicas, realizando o controle dimensional e os ajustes mecânicos necessários. Planeja o trabalho, elaborando o cronograma de atividades. Colabora na expedição das máquinas, conferindo documentos e acessórios. Instala as máquinas e realiza sua manutenção e assistência técnica. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7252-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Montagem Industrial, Instalação de Máquinas Industriais, Construtoras, Montagem de Estruturas Metálicas, Instalação Elétrica Predial, Escritórios de Engenharia.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - proteção ao meio ambiente | 3 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Desenho técnico e de projeto | Desenho técnico geral | 3 | 3 | 3 |
| Leitura e interpretação de desenho técnico | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - desenho técnico mecânico | 3 | 4 | 4 | ||
| Física | Eletricidade | 2 | 3 | 4 | |
| Eletrônica | 2 | 3 | 4 | ||
| Mecânica | 3 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de física - física aplicada | 3 | 3 | 4 | ||
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 4 | 4 | |
| Química | Outros conhecimentos de química - química dos materiais | 3 | 3 | 3 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 3 | |
| Internet | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software – cad | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 3 | 3 |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 3 | 3 | 4 |
| Português instrumental | 4 | 4 | 4 | ||
| Inglês instrumental | 2 | 2 | 2 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 |
| Qualidade e produtividade | Controle da qualidade | 3 | 3 | 3 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 3 | 4 | |
| Segurança no trabalho | 3 | 4 | 5 | ||
| Trabalho em altura | 3 | 2 | 3 | ||
| Processos de comércio | Comercialização | Assistência técnica | 3 | 3 | 3 |
| Processos de produção industrial | Automação nos processos de produção industrial | Automação de máquinas industriais | 3 | 3 | 4 |
| Comando numérico computadorizado (cnc) | 2 | 2 | 2 | ||
| Controlador lógico programável (clp) | 2 | 3 | 3 | ||
| Informações tecnológicas de eletroeletrônica | Medidas elétricas | 3 | 3 | 3 | |
| Proteção de sistemas elétricos | 2 | 2 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - integração de componentes, conjuntos e módulos elétricos, eletrônicos, de automação e controle ou de informação e comunicação em máquinas industriais mecânicas | 3 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - interferência eletromagnética | 2 | 3 | 3 | ||
| Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Ferramentas | 4 | 4 | 4 | |
| Instalações | 4 | 4 | 4 | ||
| Instrumentos | 4 | 4 | 4 | ||
| Máquinas | 4 | 4 | 4 | ||
| Manutenção industrial | Inspeção de manutenção | 4 | 4 | 5 | |
| Lubrificação | 5 | 4 | 5 | ||
| Manutenção mecânica | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção industrial - procedimentos de manutenção corretiva em máquinas industriais mecânicas | 4 | 3 | 5 | ||
| Materiais | Materiais metálicos ferrosos | 3 | 4 | 4 | |
| Materiais metálicos não ferrosos | 3 | 4 | 4 | ||
| Resistência dos materiais | 3 | 3 | 3 | ||
| Metalmecânica - mecânica | Ajustagem | 4 | 4 | 5 | |
| Controle dimensional | 4 | 4 | 5 | ||
| Elementos de máquinas | 3 | 3 | 3 | ||
| Hidráulica | 3 | 3 | 4 | ||
| Mecânica de fluidos | 2 | 2 | 2 | ||
| Metrologia | 3 | 3 | 4 | ||
| Operação de máquinas mecânicas | 3 | 3 | 3 | ||
| Pneumática | 3 | 3 | 4 | ||
| Processos de montagem mecânica | 5 | 5 | 5 | ||
| Processos de união mecânica | 2 | 2 | 2 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - instalação de máquinas industriais mecânicas | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - noções de comissionamento de máquinas | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - procedimentos de testes de funcionamento de máquinas industriais mecânicas | 5 | 4 | 5 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 3 | 3 | 3 | |
| Normas técnicas para área industrial | 3 | 3 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Escuta ativa | 4 | 4 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Expressão escrita | 2 | 2 | |
| Aprendizado ativo | 2 | 2 | |
| Outras habilidades de cognitivas (especificar...) | Outras - visão espacial | 4 | 4 |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 4 | 4 | |
| Raciocínio analítico | 3 | 3 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Compreensão numérica | 4 | 4 |
| Expressão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Equilíbrio corporal bruto | 4 | 4 |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força estática | 3 | 3 | |
| Força explosiva | 2 | 2 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 5 | 5 |
| Precisão de controle | 5 | 5 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 4 | 4 | |
| Destreza manual | 5 | 5 | |
| Taxa de controle | 3 | 3 | |
| Tempo de reação (ou de resposta) | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Sensibilidade auditiva | 3 | 3 | |
| Percepção de profundidade | 4 | 4 | |
| Visão a distância | 3 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 5 | 5 | |
| Discriminação de cor visual | 3 | 3 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - atenção seletiva | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 5 | 5 |
| Troca de informações | 4 | 4 | |
| Cooperação | 5 | 5 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 4 | 4 |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 4 | 4 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 3 | 3 |
| Análise de riscos | 2 | 2 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas | 3 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 3 |
Atuam na área de fabricação de máquinas e equipamentos industriais. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe na linha de montagem, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, são expostos a ruído intenso.
O Mecânico de montagem de máquinas (CBO 7252-05) pertence à família dos Montadores de máquinas industriais, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7252-05 (ou CBO 725205 sem o hífen), dentro da família 7252 (Montadores de máquinas industriais), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Executa a montagem de máquinas industriais mecânicas, realizando o controle dimensional e os ajustes mecânicos necessários. Planeja o trabalho, elaborando o cronograma de atividades. Colabora na expedição das máquinas, conferindo documentos e acessórios. Instala as máquinas e realiza sua manutenção e assistência técnica. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, d…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Montagem Industrial, Instalação de Máquinas Industriais, Construtoras, Montagem de Estruturas Metálicas.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.