O Instalador de tubulações de vapor (produção e distribuição) (CBO 7241-35) monta, instala e repara tubulações, para implantação e manutenção de sistemas de geração e distribuição de vapor, em instalações industriais, comerciais e de serviços. Prepara e organiza o trabalho, interpretando projeto. Realiza testes operacionais e testes de estanqueidade. Realiza manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos usados durante os serviços. Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e de segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Instalador de tubulações de vapor
Prepara e organiza o trabalho, interpretando projeto de implantação de sistemas de geração e distribuição de vapor. Estabelece cronograma para execução do serviço. Especifica e quantifica os materiais e seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, para a realização das atividades. Pode elaborar orçamento do serviço. Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.
Examina e marca o local definido para instalação das tubulações, conforme projeto. Abre paredes, lajes, pisos ou valas e fixa suportes, para encaixar as tubulações.
Separa materiais conforme medidas e tipos, inspecionando-os visualmente, para o processo de pré-montagem de tubulações. Corta e encurva tubos. Abre roscas, encaixa conexões e alinha tubos conforme ângulo especificado.
Ponteia e pinta as tubulações, identificando-as com cores, conforme finalidade. Usa processos de corte e de união por soldagem.
Distribui, assenta e veda tubulações, interligando redes a ramais em pontos de consumo de vapor, de água e de retorno do condensado.
Combina uso de sistemas de tubagens através de pressão e por tubagens de escoamento - com ou sem bombas de pressão - e identifica pressão do transporte de vapores.
Protege instalações em equipamentos e acessórios de sistemas usados para tratamento de água por meio de abrandador e osmose reversa (RO), sistema de alimentação de água da caldeira em tanques, desaeradores e bombas de água, válvulas e atuadores, caldeiras ou geradores de vapor e outros componentes e equipamentos, dependendo da aplicação.
Instala sistemas de combate a incêndio, com extintores, mangueiras e sprinklers.
Realiza testes operacionais, examinando equipamentos, regulando pressão e drenando tubulações.
Realiza teste de estanqueidade, para assegurar que não existe vazamento. Monitora teste no manômetro e na rede. Quando necessário, corrige falhas na vedação e refaz o teste.
Pode isolar tubulação de vapor quando ocorre diferença de temperatura entre o líquido que está na tubulação com a temperatura do ambiente, utilizando diversas camadas de materiais de baixa condutividade térmica na superfície em que ocorre troca de calor com o ambiente, de forma a proteger a temperatura dos dutos.
Realiza manutenções, identificando e estancando vazamentos, substituindo peças e equipamentos, tais como tanques, desaeradores e bombas de água, cavaletes de redução de pressão, purgadores, válvulas e atuadores, bem como caldeiras ou geradores de vapor e outros componentes e equipamentos em linhas de sistemas de vapores.
Preenche relatórios de serviços. Pode emitir recibos e notas fiscais de serviços.
Realiza manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos usados durante os serviços, limpando-os e os lubrificando. Pode requisitar manutenção corretiva.
Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Controla estoque de materiais, podendo requisitar reposição.
Controla desperdícios de materiais, selecionando os reutilizáveis. Faz o descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais.
Zela pela segurança, identificando e sinalizando áreas de risco e prevenindo acidente e incêndio. Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Pode prestar primeiros socorros.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7241-35 se encontra hoje em zona de restritivo.
Os principais empregadores concentram-se em: Montagem Industrial, Agências de Trabalho Temporário, Instalação Elétrica Predial, Agências de Emprego.
Para atuar na maioria dessas ocupações requer-se de quarta a sétima série do ensino fundamental. Para os instaladores de tubulações de aeronaves a exigência é a conclusão do ensino médio. Os trabalhadores, também, devem ter cursos básicos profissionalizantes que variam de duzentas a quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação. A experiência para o pleno exercício das atividades também varia. Os encanadores, assentadores de canalização e instaladores de tubulações estão aptos com menos de um ano de experiência. Os instaladores de tubulações de embarcação, gás combustível e de vapor, exige-se de três a quatro anos de prática anterior. Para os instaladores de tubulações de aeronaves necessitam comprovar mais de cinco anos de experiência na área para o pleno exercício da profissão.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 3 | 3 |
| Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - contaminação de ambientes por gases e fluídos | 3 | 4 | 4 | ||
| Ciências exatas e informática | Desenho técnico e de projeto | Desenho geométrico | 3 | 3 | 4 |
| Leitura e interpretação de desenho técnico | 3 | 4 | 5 | ||
| Física | Outros conhecimentos de física - física aplicada | 3 | 3 | 4 | |
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 4 | 4 | |
| Química | Outros conhecimentos de química - química aplicada | 3 | 3 | 4 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 3 | |
| Internet | 2 | 2 | 2 | ||
| Software - cad-cam | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 3 | 4 |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 3 | 3 | 4 |
| Português instrumental | 3 | 3 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 4 | 4 | |
| Espaços confinados | 3 | 3 | 4 | ||
| Primeiros socorros | 3 | 2 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 4 | 4 | 5 | ||
| Trabalho em altura | 4 | 4 | 5 | ||
| Processos de produção industrial | Construção civil e obras públicas | Alvenaria | 2 | 3 | 3 |
| Modelagem de informações da construção (tecnologia bim) | 2 | 2 | 2 | ||
| Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - instalação de sistemas de combate a incêndio | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - procedimentos de testes de estanqueidade em tubulações para sistemas de geração e distribuição de vapor | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - procedimentos de testes operacionais em tubulações para sistemas de geração e distribuição de vapor | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - processos de montagem, instalação e reparação de tubulações para sistemas de geração e distribuição de vapor | 4 | 4 | 5 | ||
| Desenho de projeto e industrial | Outros conhecimentos de desenho de projeto e industrial - noções de projetos de sistemas de tubulações de vapor | 3 | 3 | 4 | |
| Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instalação e manutenção de tubulações em linhas de sistemas de vapor para diferentes setores industriais e setores terciários | 4 | 4 | 5 | |
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - sistemas de produção e distribuição de vapor | 3 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - tipos de caldeiras, vasos de pressão e tubulações para produção de vapor | 4 | 4 | 5 | ||
| Manutenção industrial | Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos de trabalho | 4 | 4 | 5 | |
| Materiais | Outros conhecimentos de materiais - aplicação de aços austeníticos e aços ferríticos em sistemas de produção de vapor | 2 | 4 | 5 | |
| Metalmecânica - metalurgia | Soldagem | 3 | 3 | 4 | |
| Traçagem e corte | 3 | 4 | 5 | ||
| Tubulações industriais | 3 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - brasagem | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - flangeamento de peças de tubulações em sistemas de vapor | 4 | 4 | 5 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras para a área de sistemas de tubulações a vapor | 3 | 3 | 3 | |
| Tendências e inovação nos processos de produção industrial | Outros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - caldeiras compactas de alto desempenho | 3 | 3 | 4 | |
| Outros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - combinação do ciclo de geração térmica de vapor com biogás | 3 | 2 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - novas tecnologias de limpeza dos gases a seco com precipitadores eletrostáticos | 2 | 2 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - sistemas de nanopartículas metálicas na produção de vapor | 2 | 2 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Escuta ativa | 3 | 3 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 4 | |
| Expressão escrita | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Raciocínio analítico | 2 | 2 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 2 | 2 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 3 | 3 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Compreensão numérica | 4 | 4 | |
| Expressão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 4 | 4 |
| Equilíbrio corporal bruto | 4 | 4 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 3 | 3 | |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força dinâmica | 3 | 3 | |
| Força estática | 4 | 4 | |
| Força explosiva | 4 | 4 | |
| Vigor (estamina) | 3 | 3 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Precisão de controle | 4 | 4 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 4 | 4 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Reconhecimento de fala | 3 | 3 | |
| Clareza de fala | 3 | 3 | |
| Percepção de profundidade | 4 | 5 | |
| Visão a distância | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 3 | 3 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - atenção a detalhes | 2 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Fornecimento de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 2 | 2 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 2 | 2 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de riscos | 4 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças | 4 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 4 |
Atuam na construção civil, em empresas de eletricidade, gás e água quente, de captação, purificação e distribuição de água e de transporte aéreo e aquaviário. São empregados assalariados, com carteira assinada e, trabalham em equipe, sob supervisão permanente. Trabalham em horários diurnos, em locais fechados ou a céu aberto. Freqüentemente, são expostos a materiais tóxicos, altas temperaturas e ruídos.
O Instalador de tubulações de vapor (produção e distribuição) (CBO 7241-35) pertence à família dos Encanadores e instaladores de tubulações, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7241-35 (ou CBO 724135 sem o hífen), dentro da família 7241 (Encanadores e instaladores de tubulações), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Monta, instala e repara tubulações, para implantação e manutenção de sistemas de geração e distribuição de vapor, em instalações industriais, comerciais e de serviços. Prepara e organiza o trabalho, interpretando projeto. Realiza testes operacionais e testes de estanqueidade. Realiza manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos usados durante os serviços. Cumpre procedimentos, normas té…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Montagem Industrial, Agências de Trabalho Temporário, Instalação Elétrica Predial, Agências de Emprego.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.