Engenheiro civil (geotécnia) · CBO 2142-30
Engenheiros civis e afins / Complexidade 7 de 8

Engenheiro civil (geotécnia) · CBO 2142-30

CBO 214230 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja, elabora, executa, dirige, coordena e supervisiona projetos de engenharia civil relacionados a sondagens, fundações, obras de terra, contenções, poços, taludes e outras obras geotécnicas, no contexto de obras civis de construção, manutenção e reforma, aplicando conhecimen

Também chamado de Engenheiro civil (mecânica de solos)

O ofício do Engenheiro civil (geotécnia) em uma frase CBO 214230

Síntese

O Engenheiro civil (geotécnia) (CBO 2142-30) planeja, elabora, executa, dirige, coordena e supervisiona projetos de engenharia civil relacionados a sondagens, fundações, obras de terra, contenções, poços, taludes e outras obras geotécnicas, no contexto de obras civis de construção, manutenção e reforma, aplicando conhecimentos especializados de sistemas, métodos e processos de geotecnia, mecânica dos solos e das rochas, dentre outros do campo da engenharia civil. Gerencia obras. Controla qualidade do empreendimento. Supervisiona e avalia o trabalho conjunto de equipes. Orça empreendimento e contrata execução de obras e serviços. Presta consultoria, assistência e assessoria. Elabora e coordena projetos de pesquisa aplicada. Elabora documentação técnica. Atua de acordo com princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2142-30 se traduz na rotina

Planeja projetos de engenharia civil relacionados a sondagens, fundações, obras de terra, contenções, poços, taludes e outras obras geotécnicas, no contexto de obras civis de construção, manutenção e reforma, realizando investigação de campo e efetuando levantamentos técnicos. Define métodos de investigação de subsolos.

Examina amostras de solo e subsolo, levantando informações sobre sua composição e características – como perfil do solo metro a metro, nível do lençol subterrâneo, permeabilidade, complexidade, resistência do solo às tensões, entre outras –, para possibilitar os cálculos de fundações de edifícios, pontes, viadutos, barragens, obras de pavimentação e de outros projetos de sistemas estruturais e para permitir a tomada de decisões de projetos e suas execuções mais eficientes, precisas, seguras e econômicas. Identifica riscos ambientais e desenvolve estratégias de gerenciamento de riscos. Analisa dados geológicos.

Consulta e colabora com outros especialistas, atuando em equipes multidisciplinares, para definir diretrizes de projeto.

Realiza estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento, propondo alternativas, quando necessário.

Elabora e executa projetos de engenharia civil de geotecnia, dimensionando elementos e calculando requisitos e intensidades de carga, fatores de tensão de materiais e outras grandezas, com utilização de ferramentas de CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e de BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), a fim de determinar especificações de projeto. Desenvolve o detalhamento e faz a especificação de equipamentos, materiais e serviços de projetos de geotecnia, mantendo a focalização ambiental, para prevenir desabamentos, desmoronamentos e deslizamentos, para preservar lençóis freáticos e para viabilizar outras ações preventivas de engenharia.

Orça empreendimento, especificando força de trabalho, equipamentos, materiais e serviços. Cota preços e apropria custos de insumos. Elabora cronograma físico e financeiro.

Dirige, coordena e supervisiona obras civis de geotecnia. Acompanha e avalia interferências tecnológicas inerentes às operações de construção civil no meio físico geológico, realizando correções de rumos dos trabalhos, quando necessário.

Gerencia obras civis de geotecnia, selecionando força de trabalho, equipamentos, materiais e serviços. Fiscaliza obras. Supervisiona e avalia o trabalho conjunto das equipes. Supervisiona segurança e aspectos ambientais de obra. Realiza ajustes de campo. Controla cronograma físico e financeiro. Mede serviços executados.

Controla qualidade do empreendimento, executando e analisando ensaios de materiais e resíduos, e verificando atendimento a normas, regulamentações, padrões e procedimentos. Fiscaliza controle ambiental do empreendimento.

Contrata a execução de obras e serviços, estabelecendo critérios para pré-qualificação e preparando termo de referência para elaboração de contrato. Prepara edital de licitação e propostas técnicas. Analisa e julga propostas técnicas e financeiras.

Presta consultoria, assistência e assessoria, avaliando projetos e obras, e propondo soluções técnicas. Realiza perícia de projetos e obras. Desenvolve capacitação técnica.

Elabora e coordena projetos de pesquisa aplicada, no campo da engenharia civil. Desenvolve ensaios de novos produtos, métodos, equipamentos e procedimentos. Implementa novas tecnologias.

Elabora documentação técnica, emitindo pareceres técnicos e preparando relatórios, laudos, avaliações, normas, procedimentos e especificações, entre outros documentos.

Atua com ética profissional em todas as atividades. Aplica normas e segue preceitos de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente, na elaboração de projetos, na coordenação e supervisão de obras, e nas demais atividades executadas.

Pulso do mercado para CBO Engenheiro civil (geotécnia)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2142-30 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 2142-30

Os principais empregadores concentram-se em: Escritórios de Engenharia, Mineração de Ferro, Mineração de Ouro e Prata, Estudos Geológicos, Obras de Fundações, Construtoras.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício profissional requer-se formação em nível superior em tecnologia em Construção Civil ou Engenharia Civil e registro no CREA, sendo frequente os profissionais portadores de títulos de especialização e pós-graduação lato sensu. O exercício pleno da atividade ocorre, em média, após cinco anos de experiência, para engenheiros civis e em média até dois anos no caso dos tecnólogos.

Caminho de formação mais comum

O curso de Engenharia civil é a porta de entrada mais comum (bacharelado), com duração típica de 60 meses.

Saberes que sustentam o CBO 2142-30

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 154 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências exatas e da terra Ciência da computação Matemática da computação 4 4 5
Outros elementos (matemática da computação) modelagem matemática e simulação computacional 4 4 5
Física Outros elementos do campo física 4 4 4
Outros elementos (física) ciência e tecnologia dos materiais 4 4 4
Geociências Outros elementos do campo geociências 4 4 5
Outros elementos (geociências) ciências do ambiente 4 4 5
Matemática Álgebra 4 4 4
Outros elementos (álgebra) álgebra linear 4 4 4
Álgebra 4 4 4
Outros elementos (álgebra) geometria analítica 4 4 4
Matemática aplicada 4 4 4
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada 4 4 4
Outros elementos do campo da matemática 4 4 4
Outros elementos (matemática) cálculo diferencial e integral 4 4 4
Probabilidade e estatística Probabilidade e estatística aplicadas 4 4 4
Estatística aplicada 4 4 4
Química Outros elementos do campo química 3 3 3
Outros elementos (química) química geral 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 5
Informática 4 4 5
Internet 4 4 5
Internet 4 4 5
Software específico 4 4 4
Outros elementos (software específico) cad - desenho auxiliado por computador 4 4 4
Software específico 4 4 5
Outros elementos (software específico) erp - planejamento de recursos empresariais 4 4 5
Software específico 4 4 4
Outros elementos (software específico) gis - sistema de informação geográfica 4 4 4
Software específico 4 4 4
Outros elementos (software específico) matlab - laboratório de matrizes 4 4 4
Software específico 5 5 5
Outros elementos (software específico) software de gerenciamento de projetos 5 5 5
Ciências humanas Educação Ensino-aprendizagem 3 3 3
Métodos e técnicas de ensino 3 3 3
Ensino-aprendizagem 3 3 3
Teorias da instrução 3 3 3
Filosofia Ética 5 5 5
Outros elementos (ética) princípios de ética profissional 5 5 5
Ciências sociais aplicadas Administração Administração de empresas 4 4 4
Administração de recursos humanos 4 4 4
Outros elementos do campo administração 4 4 4
Outros elementos (administração) administração aplicada à engenharia civil 4 4 4
Outros elementos do campo administração 5 4 5
Outros elementos (administração) gestão ambiental 5 4 5
Outros elementos do campo administração 4 4 4
Outros elementos (administração) gestão da qualidade 4 4 4
Outros elementos do campo administração 5 4 5
Outros elementos (administração) gestão de projetos 5 4 5
Comunicação Comunicação visual 4 4 4
Outros elementos (comunicação visual) técnicas de expressão gráfica 4 4 4
Direito Direito privado 5 4 5
Outros elementos (direito privado) legislação aplicada à área ocupacional 5 4 5
Economia Outros elementos do campo economia 4 4 4
Outros elementos (economia) economia aplicada à engenharia civil 4 4 4
Planejamento urbano e regional Outros elementos do campo planejamento urbano e regional 4 4 4
Outros elementos (planejamento urbano e regional) acessibilidade e inclusão social 4 4 4
Outros elementos do campo planejamento urbano e regional 4 4 5
Outros elementos (planejamento urbano e regional) cidades, habitação e qualidade de vida 4 4 5
Engenharias Engenharia civil Construção civil 5 5 5
Materiais e componentes de construção 5 5 5
Construção civil 5 4 5
Processos construtivos 5 4 5
Construção civil 4 4 5
Outros elementos (construção civil) tecnologia de construção civil 4 4 5
Estruturas 4 4 4
Outros elementos (estruturas) sistemas estruturais 4 4 4
Geotécnica 5 4 5
Fundações e escavações 5 4 5
Geotécnica 5 5 5
Mecânica dos solos 5 5 5
Geotécnica 5 5 5
Mecânicas das rochas 5 5 5
Geotécnica 5 4 5
Obras de terra e enrocamento 5 4 5
Geotécnica 5 4 5
Pavimentos 5 4 5
Geotécnica 5 5 5
Outros elementos (geotécnica) aplicações de resultados dos processos de engenharia civil de geotecnia em cálculos de projetos de: fundações de edifícios, pontes, viadutos, barragens, obras de pavimentação, outros projetos de sistemas estruturais 5 5 5
Geotécnica 5 5 5
Outros elementos (geotécnica) composição e características de solos e subsolos: perfil do solo metro a metro, nível do lençol subterrâneo, permeabilidade, resistência do solo às tensões, outras 5 5 5
Geotécnica 5 5 5
Outros elementos (geotécnica) geotecnia 5 5 5
Geotécnica 5 5 5
Outros elementos (geotécnica) métodos de investigação de subsolos: spt – sondagem a percussão, sr – sondagem rotativa, ensaios de infiltração, ensaios de perda de água sob pressão, outros 5 5 5
Geotécnica 5 4 5
Outros elementos (geotécnica) processo de acompanhamento e avaliação de interferências e operações de construção civil no meio físico geológico 5 4 5
Geotécnica 5 5 5
Outros elementos (geotécnica) sistemas, métodos e processos de geotecnia 5 5 5
Engenharia hidráulica 4 4 5
Outros elementos (engenharia hidráulica) hidrotecnia 4 4 5
Infraestrutura de transportes 3 3 3
Outros elementos (infraestrutura de transportes) infraestrutura de transportes 3 3 3
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) contratos de obras e serviços de engenharia civil de geotecnia 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) desenho técnico de engenharia civil 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) ferramentas tecnológicas para levantamentos de campo 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 4 4
Outros elementos (engenharia civil) geoprocessamento 4 4 4
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) gerenciamento de obras civis de geotecnia 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 3 4
Outros elementos (engenharia civil) história da engenharia civil 4 3 4
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) normas técnicas de engenharia civil 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) obras civis especiais de prevenção de desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos e de preservação de lençóis freáticos 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) orçamentação de empreendimentos de engenharia civil de geotecnia 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) projetos de engenharia civil de geotecnia - relacionados a sondagens, fundações, obras de terra, contenções, poços, taludes e outras obras geotécnicas 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 4 4
Outros elementos (engenharia civil) saneamento básico 4 4 4
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) tecnologia bim - modelagem de informações da construção 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 4 4
Outros elementos (engenharia civil) topografia 4 4 4
Engenharia de produção Gerência de produção 4 4 5
Higiene e segurança do trabalho 4 4 5
Engenharia elétrica e eletrônica Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos 3 3 3
Outros elementos (circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos) eletricidade aplicada à engenharia civil 3 3 3
Engenharia mecânica Outros elementos do campo engenharia mecânica 4 4 4
Outros elementos (engenharia mecânica) fenômenos de transporte 4 4 4
Outros elementos do campo engenharia mecânica 4 4 4
Outros elementos (engenharia mecânica) mecânica dos sólidos 4 4 4
Engenharia sanitária Outros elementos do campo engenharia sanitária 5 5 5
Outros elementos (engenharia sanitária) meio ambiente, sustentabilidade e intervenção humana 5 5 5
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) português instrumental 5 5 5
Língua portuguesa 5 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) produção de textos técnicos 5 4 5
Línguas estrangeiras modernas 3 3 3
Línguas estrangeiras modernas 3 3 3
Línguas estrangeiras modernas 4 4 4
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) inglês instrumental 4 4 4
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Metodologia científica 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Metodologia de pesquisa 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Técnicas de pesquisa 5 5 5
Metodologia de projetos 5 4 5
Avaliação de projeto 5 4 5
Metodologia de projetos 5 4 5
Desenvolvimento de projetos 5 4 5
Metodologia de projetos 5 4 5
Elaboração de projeto 5 4 5
Outros elementos do campo métodos e procedimentos científicos 5 4 5
Outros elementos (métodos e procedimentos científicos) estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental 5 4 5
Tecnologias estratégicas Outros elementos do campo tecnologias estratégicas 4 4 4
Outros elementos (tecnologias estratégicas) gerenciamento de resíduos 4 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 25 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 5
Escuta ativa 5 5
Expressão oral 4 5
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 4 5
Estratégias de aprendizagem 4 4
Aprendizado ativo 5 5
Persuasão 4 4
Negociação 4 4
Habilidade de orientar serviços 4 4
Habilidade de ensinar 3 4
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - ordenação de informações 4 4
Outras - flexibilidade de fechamento (propensão a interpretar informações, tomar decisões e modificar atitudes diante de ambientes em mudança ou de novas informações) 4 4
Outras - fluência de ideias 4 4
Outras - originalidade 5 5
Outras - visão espacial 4 4
Outras - expressão gráfica 4 4
Raciocínio Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 4 4
Raciocíonio científico 4 4
Trabalho com números Compreensão numérica 5 5
Expressão numérica 5 5
Análise de dados 5 5
Sintetização de dados 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 20 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Equilíbrio corporal bruto 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Flexibilidade dinâmica 2 2
Habilidades psicomotoras Precisão de controle 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 2 2
Coordenação multimembros 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Localização de som 3 3
Reconhecimento de fala 4 4
Clareza de fala 4 5
Sensibilidade auditiva 3 4
Percepção de profundidade 5 5
Visão a distância 5 5
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Visão periférica 3 3
Discriminação de cor visual 4 4
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - atenção seletiva 4 4
Outras - atenção difusa 3 3
Habilidades práticas 24 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 4
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços 4 4
Orientação de pessoas 4 4
Facilitação e mediação de aprendizagem 3 4
Assessoramento 4 4
Supervisão 3 3
Coordenação 3 3
Percepção da realidade social 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas 5 5
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 4 4
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 5 5
Análise sistêmica 5 5
Gerenciamento de recursos materiais 4 4
Gerenciamento de recursos financeiros 3 3
Gerenciamento de recursos humanos 3 3
Análise de riscos 5 5
Gerenciamento de riscos 4 4
Outras habilidades práticas (especificar: ....) Outras - gerenciamento do tempo 4 4
Outras - trabalho sob pressão 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 3
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em atividades ou projetos técnicos complexos 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na maioria das atividades econômicas com concentração na construção civil. Trabalham na área de planejamento e gerenciamento de projetos construtivos para as mais diversas finalidades. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar, em laboratórios e escritórios e também 'à céu aberto´, ou ´no campo´. Os vínculos de trabalho mais comum são como trabalhador assalariado, ou por conta-própria, na condição de prestador de serviços. Eventualmente, em certas atividades, alguns profissionais trabalham em condições especiais, por exemplo, em ambientes subterrâneos ou confinados, expostos à poeira, mau cheiro, ruído intenso e materiais tóxicos.

Verbos do dia a dia do CBO 214230

O que se faz na prática
Realizar ajuste de campo
Demonstrar capacidade de liderança
Verificar atendimento a normas, padrões e procedimentos
Executar ensaios de materiais, resíduos, insumos e produto final
Divulgar tecnologias
Demonstrar visão espacial
Propor alternativas técnicas, econômicas e ambientais
Realizar auditorias
Avaliar relatórios de inspeção
Coordenar apoio logístico
Gerenciar recursos técnico-financeiros
Controlar documentação técnica

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Engenheiro civil (geotécnia) (CBO 2142-30) pertence à família dos Engenheiros civis e afins, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
21 Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
214 Engenheiros, arquitetos
2142 Engenheiros civis e afins
214230 Engenheiro civil (geotécnia)

Profissões irmãs na família CBO 2142

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Engenheiro civil (geotécnia)

CBO 214230

Qual é o CBO do Engenheiro civil (geotécnia)?

O código é CBO 2142-30 (ou CBO 214230 sem o hífen), dentro da família 2142 (Engenheiros civis e afins), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Engenheiro civil (geotécnia)?

Planeja, elabora, executa, dirige, coordena e supervisiona projetos de engenharia civil relacionados a sondagens, fundações, obras de terra, contenções, poços, taludes e outras obras geotécnicas, no contexto de obras civis de construção, manutenção e reforma, aplicando conhecimentos especializados de sistemas, métodos e processos de geotecnia, mecânica dos solos e das rochas, dentre outros do camp…

Que formação é necessária para o CBO 2142-30?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Escritórios de Engenharia, Mineração de Ferro, Mineração de Ouro e Prata, Estudos Geológicos.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2142-30

Mesmo subgrupo · CBO 214