Encarregado de usinagem de metais · CBO 7201-50

Encarregado de usinagem de metais · CBO 7201-50

CBO 720150 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Supervisiona atividades de usinagem. planeja as atividades de acordo com a programação da produção, organiza os equipamentos e controla os recursos materiais. promove melhorias e inovações tecnológicas nos processos. controla a qualidade do processo produtivo.

Também chamado de Mestre de ajustagem e usinagem · Mestre de seção de usinagem · Mestre de usinagem · Mestre de usinagem e montagem

O ofício do Encarregado de usinagem de metais em uma frase CBO 720150

Síntese

O Encarregado de usinagem de metais (CBO 7201-50) supervisiona atividades de usinagem. Planeja as atividades de acordo com a programação da produção, organiza os equipamentos e controla os recursos materiais. Promove melhorias e inovações tecnológicas nos processos. Controla a qualidade do processo produtivo. Supervisiona e administra equipes de trabalho. Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 7201-50 se traduz na rotina

Planeja as atividades de acordo com a programação da produção referente aos serviços de usinagem, dimensionando a disponibilidade dos equipamentos, prevendo recursos humanos em função da carga de trabalho e definindo pessoal conforme o tipo e a especificação do serviço.

Estrutura as células de trabalho e o arranjo físico do setor. Organiza os equipamentos utilizados nos processos de usinagem, planejando sua disponibilidade em função do fluxo de produção. Disponibiliza ferramentas e dispositivos. Controla recursos materiais, administrando o consumo.

Define as prioridades e a sequência da produção. Administra os pontos críticos do processo produtivo e o otimiza, eliminando gargalos.

Promove melhorias e inovações tecnológicas nos processos de usinagem, tais como combinação de manufatura aditiva com usinagem subtrativa na produção e constante atualização tecnológica de máquinas e sistemas de usinagem. Acompanha o processo de usinagem, interpretando e controlando a conformidade dos parâmetros de produção.

Faz uso de novas tecnologias alinhadas aos movimentos permanentes de alterações nos processos produtivos do chão de fábrica, para permitir integração de máquinas, segurança da informação, introdução de tecnologias digitais, dentre outros avanços tecnológicos.

Controla a qualidade do processo produtivo, podendo redefinir parâmetros utilizados e implementar medidas corretivas. Busca alternativas no setor para execução do trabalho, propõe melhorias e implementa inovações tecnológicas de processo. Orienta os funcionários sobre a responsabilidade pela qualidade. Controla prazos de entrega.

Participa dos projetos industriais de introdução de novas tecnologias, prestando informações técnicas no desenvolvimento de novos produtos e processos. Prevê a execução de ensaios físicos, mecânicos e de tratamento de superfícies, solicitando contratação de prestadores de serviços de ensaios. Fornece informações no desenvolvimento de novas matérias-primas, ferramentas e dispositivos.

Supervisiona equipes de trabalho de usinagem, demonstrando coerência nas ações, identificando o potencial das pessoas, levando em consideração as opiniões da equipe e fazendo a interlocução com níveis superiores. Mantém a equipe informada sobre as metas da empresa e mostra a importância do comprometimento de todos com elas.

Administra equipes de trabalho, identificando características pessoais dos membros, monitorando a qualificação profissional da equipe e delegando responsabilidades. Coordena reuniões e administra conflitos. Entrevista candidatos no processo de seleção de pessoal. Elabora a programação de férias. Avalia o desempenho da equipe, identificando necessidades de treinamento e viabilizando a realização de programas de aperfeiçoamento e atualização.

Atende clientes internos e externos. Desenvolve parcerias com fornecedores qualificados, inclusive aqueles que trabalham na própria planta da empresa e os de outros países.

Elabora programa de manutenção de equipamentos. Avalia a eficácia dos serviços de manutenção.

Documenta a produção, elaborando relatórios e outros documentos do processo produtivo. Atualiza a documentação técnica. Preenche formulários de requisição de materiais e equipamentos. Organiza os registros de controle da qualidade e prepara relatórios de não-conformidade.

Monitora os procedimentos e as normas dos sistemas da qualidade, meio ambiente e outras convenções seguidas pela empresa.

Controla estoque de matéria-prima e outros insumos, solicitando reposição, quando necessária. Providencia a compra de materiais fora de estoque. Orienta sobre o armazenamento, o manuseio e o transporte de materiais.

Controla o desperdício de materiais na produção e classifica resíduos para processos de reciclagem e descarte.

Trabalha com segurança, orientando a equipe e solicitando apoio da área especializada em segurança industrial.

Pulso do mercado para CBO Encarregado de usinagem de metais

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7201-50 se encontra hoje em zona de restritivo.

Termômetro de Carreira
Restritivo
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm movimento de retração
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7201-50

Os principais empregadores concentram-se em: Tornearias e Solda, Fábricas de Máquinas Industriais Específicas, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Máquinas Industriais, Fábricas de Máquinas Agrícolas, Manutenção de Máquinas (Uso Geral).

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso de formação profissional com equivalência ao ensino médio completo oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, com cinco anos de prática profissional.

Saberes que sustentam o CBO 7201-50

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 18 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 4 4
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - desenvolvimento sustentável 3 3 4
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Outros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - desenho técnico mecânico 3 3 4
Física Mecânica 3 4 4
Outros conhecimentos de física - física aplicada 3 4 4
Matemática e estatística Matemática aplicada 3 4 4
Química Outros conhecimentos de química - química dos materiais 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 3 4 4
Internet 3 3 4
Internet das coisas 2 3 3
Software - cad-cam 3 4 4
Software - cim 2 3 3
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 4 4
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação e expressão 3 4 4
Português instrumental 4 4 4
Inglês instrumental 2 3 3
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Metodologia de projetos Desenvolvimento de projetos 3 3 3
Tecnologias estratégicas Tecnologias aditivas (prototipagem 3d ou impressão 3d) 2 3 4
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 41 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Administração e gestão Gestão de pessoas 3 4 4
Gestão de suprimentos 3 4 4
Processo decisório 3 3 3
Organização da produção Organização da produção 3 3 3
Outros conhecimentos de organização da produção - leiautes industriais 2 3 3
Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 4 4 4
Processos de recursos humanos Dinâmica das relações interpessoais 3 4 4
Liderança 3 4 4
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação de desempenho da equipe de trabalho 4 4 4
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - levantamento de necessidades de treinamento 3 3 3
Qualidade e produtividade Controle estatístico de processo (cep) 3 4 4
Gestão da qualidade 3 4 4
Saúde e segurança Saúde ocupacional 3 3 4
Segurança no trabalho 4 4 4
Processos de produção industrial Automação nos processos de produção industrial Comando numérico computadorizado (cnc) 3 4 4
Informações tecnológicas laboratoriais Ensaios destrutivos 3 3 3
Ensaios não-destrutivos 3 3 3
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - complexos de usinagem integrados em redes industriais 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - ferramentas de usinagem 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - máquinas-ferramentas cnc de usinagem 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - máquinas-ferramentas de usinagem convencionais 4 4 5
Manutenção industrial Programação da manutenção 3 3 4
Materiais Materiais não-metálicos naturais (madeira, fibras, couro, borracha etc.) 2 3 4
Materiais não-metálicos sintéticos (plástico, vidro, cerâmica e compósitos) 2 3 4
Materiais metálicos ferrosos 3 4 4
Materiais metálicos não ferrosos 3 4 4
Resistência dos materiais 3 4 4
Metalmecânica - mecânica Controle dimensional 4 4 4
Fresagem 4 4 4
Mecânica de fluidos 3 4 4
Metrologia 4 4 4
Processos programáveis de usinagem  4 4 5
Retífica 4 4 4
Usinagem convencional 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - tipos de ferramentas de usinagem 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - tipos de máquinas-ferramentas de usinagem - tornos, fresadoras, retíficas e centros de usinagem 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - usinagem com máquinas-ferramentas cnc 4 4 5
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 3 4 4
Normas técnicas para área industrial 3 4 4
Planejamento e controle da produção industrial Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - programação da produção 3 4 4
Tendências e inovação nos processos de produção industrial Inovação na área industrial 2 3 3

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 17 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 3 4
Aprendizado ativo 4 4
Habilidade de orientar serviços 4 4
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - visão espacial 4 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 2 2
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 3 3
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 2 2
Comparação de dados 3 3
Classificação de dados 3 3
Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 10 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 4 4
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 4 4
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Percepção de profundidade 3 3
Visão a distância 3 3
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Habilidades práticas 11 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 3 3
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 4 4
Supervisão 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 2 2
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 4 4
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 3 3
Análise de riscos 3 3

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 4 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 4
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores 4
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam nas indústrias de fabricação de máquinas, equipamentos e produtos de metal, metalurgia básica, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais, fabricação e montagem de veículos automotores. São empregados com carteira assinada, trabalham supervisionando diretamente uma equipe de trabalhadores de chão- de-fábrica, sob supervisão ocasional de engenheiros, em ambiente fechado e em rodízio de turnos diurno/noturno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, sob pressão, levando a situação de estresse, e em grandes alturas, como é o caso do mestre de caldeiraria. Podem ser expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e, particularmente, no caso do mestre de fundição, a radiação e altas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 720150

O que se faz na prática
Cumprir a legislação e normas pertinentes
Realizar análise de causas de não-conformidades
Tratar com sigilo as informações internas da empresa
Exigir o uso de ferramentas adequadas ao tipo de serviço
Orientar a equipe para a realização das atividades profissionais com segurança
Prever a execução de ensaios físicos e mecânicos
Prever execução de tratamentos superficiais
Participar na elaboração das fichas de especificação técnica dos produtos
Prestar informações técnicas no desenvolvimento de novos produtos e processos
Otimizar o processo produtivo, administrando os gargalos
Controlar o consumo de insumos
Monitorar exigências de qualificações dos funcionários

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Encarregado de usinagem de metais (CBO 7201-50) pertence à família dos Supervisores de usinagem, conformação e tratamento de metais, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
72 Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
720 Supervisores da transformação de metais e de compósitos
7201 Supervisores de usinagem, conformação e tratamento de metais
720150 Encarregado de usinagem de metais

Profissões irmãs na família CBO 7201

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Encarregado de usinagem de metais

CBO 720150

Qual é o CBO do Encarregado de usinagem de metais?

O código é CBO 7201-50 (ou CBO 720150 sem o hífen), dentro da família 7201 (Supervisores de usinagem, conformação e tratamento de metais), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Encarregado de usinagem de metais?

Supervisiona atividades de usinagem. Planeja as atividades de acordo com a programação da produção, organiza os equipamentos e controla os recursos materiais. Promove melhorias e inovações tecnológicas nos processos. Controla a qualidade do processo produtivo. Supervisiona e administra equipes de trabalho. Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de pre…

Que formação é necessária para o CBO 7201-50?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Tornearias e Solda, Fábricas de Máquinas Industriais Específicas, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Máquinas Industriais.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7201-50

Mesmo subgrupo · CBO 720