O Controlador de almoxarifado (CBO 4141-05) controla a movimentação de mercadorias em almoxarifado, recebendo, conferindo, armazenando e expedindo materiais, equipamentos e outros itens. Mantém registros da movimentação e emite relatórios informatizados de controle. Atua em consonância com procedimentos técnicos e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Almoxarife · Auxiliar de almoxarifado
Planeja leiaute e sinaliza áreas de risco do almoxarifado.
Realiza previsões de estoque dos itens do almoxarifado, dimensionando quantidades mínimas e máximas, controlando itens de alta e baixa rotatividade e fornecendo informações à área responsável por compras.
Cadastra produtos, seguindo regras de codificação e identificação do sistema.
Recebe mercadorias acabadas e semiacabadas no almoxarifado, confrontando notas fiscais com pedidos. Controla itens recebidos, conferindo quantidade, qualidade, vencimento e demais especificações. Lança a entrada de produtos no sistema.
Armazena produtos, organizando espaço físico, codificando e identificando itens. Agrupa produtos e ordena materiais de acordo com a rotatividade.
Prepara produtos para distribuição, separando por pedido. Reabastece o local. Lança a saída do produto no sistema. Pode acompanhar transporte do produto, informando à transportadora peso e cubagem e providenciando a distribuição do peso da carga de acordo com o limite legal de cada veículo.
Realiza inventário de bens e materiais. Controla estoques físico e contábil, utilizando métodos apropriados e sistemas informatizados. Emite relatórios informatizados de controle. Envia documentos fiscais para o setor contábil. Arquiva documentos.
Pode utilizar sistema informatizado de planejamento de necessidade de materiais.
Pode acessar o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP), para consulta de informações atualizadas de outras áreas – como compras e vendas –, para controle das entradas e saídas de cada item do almoxarifado e para realização de inventários.
Realiza destinação de descartes de embalagens, seguindo procedimentos da empresa.
Zela pela boa conservação do almoxarifado e controla o acesso de pessoas.
Presta informações a auditorias internas e externas.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 4141-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Agências de Trabalho Temporário, Construtoras, Lojas de Autopeças, Transportadoras, Apoio Administrativo, Atacado de Autopeças.
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação equivalente ao nível médio completo. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência profissional.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Ciência da computação | Sistemas de informação | 3 | 3 | 3 |
| Matemática e estatística | Estatística | 3 | 3 | 3 | |
| Matemática aplicada | 3 | 4 | 4 | ||
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 4 | |
| Internet | 3 | 3 | 4 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 3 | 3 |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 3 | 3 | 4 |
| Português: leitura e interpretação de textos | 3 | 3 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Logística | Cadeia de suprimentos (wms) | 3 | 4 | 4 |
| Logística | 3 | 4 | 4 | ||
| Operações logísticas | 3 | 4 | 5 | ||
| Planejamento das necessidades de materiais (mrp - pnr) | 3 | 3 | 5 | ||
| Sistemas integrados de gestão empresarial (erp) | 3 | 4 | 4 | ||
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 | |
| Processos administrativos e organizacionais | Processos administrativos | 3 | 4 | 4 | |
| Processos organizacionais | 4 | 4 | 4 | ||
| Rotinas de suprimento | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - rotinas de arquivo | 3 | 3 | 3 | ||
| Processos contábeis e financeiros | Rotinas contábeis | 2 | 2 | 2 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 3 | 4 | |
| Primeiros socorros | 3 | 2 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 3 | 4 | 4 | ||
| Processos de comércio | Controle e armazenagem | Aprovisionamento | 3 | 3 | 3 |
| Controle de estoques | 4 | 4 | 5 | ||
| Tipos de almoxarifado | 4 | 4 | 5 | ||
| Tipos de armazenagem | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de controle e armazenagem - determinação da rotatividade de itens em almoxarifado | 4 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de controle e armazenagem - dimensionamento de quantidades mínimas e máximas de itens em almoxarifado | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de controle e armazenagem - inventário de bens e materiais | 4 | 2 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de controle e armazenagem - leiautes de almoxarifado | 4 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de controle e armazenagem - rotinas de recebimento, conferência, armazanagem e expedição de materiais em almoxarifado | 5 | 5 | 5 | ||
| Serviços de transportes, armazenagem e correios | Automação em transportes, armazenagem e correios | Automação na área de armazenagem | 2 | 3 | 3 |
| Movimentação e armazenagem de cargas | Armazenagem | 3 | 3 | 3 | |
| Arrumação e amarração de cargas | 2 | 3 | 3 | ||
| Elevação e movimentação de cargas | 2 | 4 | 4 | ||
| Embalagem de cargas | 3 | 4 | 4 | ||
| Sistema de localização | 4 | 5 | 5 | ||
| Robotização na área de transportes, armazenagem e correios | Robotização na área de armazenagem | 2 | 3 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Escuta ativa | 3 | 3 | |
| Expressão oral | 2 | 2 | |
| Compreensão escrita | 4 | 4 | |
| Expressão escrita | 3 | 3 | |
| Aprendizado ativo | 2 | 2 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Raciocínio analítico | 3 | 3 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 2 | 2 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 2 | 2 |
| Comparação de dados | 3 | 4 | |
| Classificação de dados | 4 | 4 | |
| Compreensão numérica | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 4 | 4 |
| Força de tronco | 3 | 3 | |
| Força estática | 4 | 4 | |
| Vigor (estamina) | 3 | 3 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 3 | 4 |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Clareza de fala | 3 | 3 | |
| Percepção de profundidade | 3 | 5 | |
| Visão a distância | 4 | 5 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 5 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 3 | 3 | |
| Troca de informações | 2 | 3 | |
| Fornecimento de informações | 2 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 4 | 4 | |
| Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 2 | 2 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 3 | 3 |
| Análise sistêmica | 3 | 3 | |
| Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas | 3 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 3 |
Atuam nas mais variadas atividades econômicas onde haja armazenamento e movimentação de mercadorias,tais como: indústria, comércio atacadista, construção civil. Trabalham como assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipe sob supervisão permanente, em ambientes fechados, exceto o balanceiro que também trabalha a céu aberto, em estradas. O horário de trabalho pode ser diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Há situações em que os armazenistas trabalham confinados e os balanceiros com movimentação de cargas, expostos a ruído intenso, fumaça e baixas temperaturas.
O Controlador de almoxarifado (CBO 4141-05) pertence à família dos Almoxarifes e armazenistas, dentro do grande grupo dos trabalhadores de serviços administrativos .
O código é CBO 4141-05 (ou CBO 414105 sem o hífen), dentro da família 4141 (Almoxarifes e armazenistas), no grande grupo 4 (Trabalhadores de serviços administrativos ).
Controla a movimentação de mercadorias em almoxarifado, recebendo, conferindo, armazenando e expedindo materiais, equipamentos e outros itens. Mantém registros da movimentação e emite relatórios informatizados de controle. Atua em consonância com procedimentos técnicos e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Agências de Trabalho Temporário, Construtoras, Lojas de Autopeças, Transportadoras.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.