Carpinteiro de estúdio · CBO 7155-15

Carpinteiro de estúdio · CBO 7155-15

CBO 715515 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Constrói, monta, instala e repara cenários e confecciona objetos cênicos, em madeira. planeja o trabalho. confere medidas de palco ou de outra instalação, onde será montado o cenário. elabora planos de corte de peças de madeira e executa o corte. confecciona escada e andaime.

Também chamado de Carpinteiro (cenários) · Montador de andaimes (cenários)

O ofício do Carpinteiro de estúdio em uma frase CBO 715515

Síntese

O Carpinteiro de estúdio (CBO 7155-15) constrói, monta, instala e repara cenários e confecciona objetos cênicos, em madeira. Planeja o trabalho. Confere medidas de palco ou de outra instalação, onde será montado o cenário. Elabora planos de corte de peças de madeira e executa o corte. Confecciona escada e andaime. Pode assentar portas, janelas e guarnições no cenário. Atua em conformidade com normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Como o CBO 7155-15 se traduz na rotina

Planeja o trabalho, analisando projeto e ordem de serviço, elaborando um cronograma e estimando o tempo de duração do serviço. Seleciona máquinas, equipamentos e ferramentas. Seleciona, especifica, quantifica e requisita madeira e outros materiais necessários. Pode elaborar orçamento. Pode acessar software, para leitura de projeto.

Confere as medidas do local - palco de teatro, estúdio de televisão, set de filmagem ou espaço de eventos - onde será montado o cenário.

Elabora planos de corte e executa o corte, a modelagem e a finalização de peças de madeira ou de derivados de madeira.

Confecciona escada e andaime, para usá-los durante a instalação de painéis e de outras peças.

Constrói, monta e instala painéis de cenários no local. Pode revestir os painéis com tecidos, plásticos e outros materiais. Durante o período de uso do cenário, pode reparar os painéis, caso danificados.

Pode assentar portas, janelas e guarnições, no cenário. Pode montar portal.

Constrói, monta e instala objetos cênicos de madeira – tais como estátuas, quadros e móveis -, executando o corte, a modelagem e a finalização.

Organiza o ambiente de trabalho, desmontando andaime e armazenando peças e equipamentos.

Controla desperdícios de material. Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado.

Zela pela segurança, prevenindo incêndio e outros incidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Pode prestar primeiros socorros.

Pulso do mercado para CBO Carpinteiro de estúdio

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7155-15 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7155-15

Os principais empregadores concentram-se em: Obras de Alvenaria, Locação de Estruturas Temporárias, Construtoras, Caldeirarias, Agências de Trabalho Temporário, Organização de Eventos.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional, com variação de carga horária: até duzentas horas para os carpinteiros de cenário e de telhados e para o montador de andaimes (edificações) duzentas a quatrocentas horas para o carpinteiro e para os carpinteiros especializados (mineração, de esquadrias, de fôrmas para concreto e de obras civis de arte) mais de quatrocentas horas para o carpinteiro de obras. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 7155-15

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 14 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente233
Ciências exatas e informáticaDesenho técnico e de projetoDesenho geométrico244
Leitura e interpretação de desenho técnico345
FísicaOutros conhecimentos de física - noções de acústica e mecânica para carpintaria de cenários244
Matemática e estatísticaGeometria245
Matemática aplicada234
QuímicaOutros conhecimentos de química - química dos materiais122
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática233
Internet233
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - cad: utilização para leitura de projeto234
Ciências sociais aplicadasDireitoNormas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho344
Linguística, letras e artesArtesEstética e noção do belo234
LínguasPortuguês: leitura e interpretação de textos244
Português instrumental344
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 23 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosPlanejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho444
Saúde e segurançaErgonomia245
Espaços confinados235
Primeiros socorros225
Segurança no trabalho345
Trabalho em altura335
Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção a incêndios335
Processos de comércioComercializaçãoOrçamento234
Processos de produção industrialConstrução civil e obras públicasCarpintaria em obras civis233
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - carpintaria: confecção de objetos cênicos, em madeira455
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - carpintaria: construção, montagem, instalação e reparo de cenários, em madeira455
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - marcação e corte de peças de madeira para carpintaria de cenografia445
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - noções de alvenaria rústica233
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - tipos de formas e materiais de construção para carpintaria cenográfica244
Outros conhecimentos de construção civil e obras públicas - traçagem e corte de madeira para carpintaria de cenografia445
Informações tecnológicas de madeira e mobiliárioOutros conhecimentos de informações tecnológicas de madeira e mobiliário - corte de madeira a cnc222
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de madeira e mobiliário - processos de beneficiamento e modelagem de madeiras233
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de madeira e mobiliário - tipos de ojbetos cênicos de madeira: estátuas, quadros, móveis e outros345
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de madeira e mobiliário - xiloteca e características de madeiras brasileiras234
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas para carpintaria - cenografia445
MateriaisOutros conhecimentos de materiais - tipos de madeiras naturais e sintéticas234
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialOutros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras para a área de carpintaria - cenografia233
Tendências e inovação nos processos de produção industrialOutros conhecimentos de tendências e inovação nos processos de produção industrial - inovações em carpintaria cenográfica com madeiras biossintéticas e transparentes233

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Escuta ativa33
Expressão oral33
Compreensão escrita33
Expressão escrita22
Outras habilidades de cognitivas (especificar...)Outras - visão espacial33
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções44
Raciocínio abstrato para resolução de problemas33
Trabalho com númerosTranscrição de dados33
Compreensão numérica33
Expressão numérica33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 21 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta44
Equilíbrio corporal bruto45
Flexibilidade de extensão44
Flexibilidade dinâmica44
Força de tronco34
Força dinâmica44
Força estática44
Força explosiva34
Vigor (estamina)44
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão44
Precisão de controle33
Destreza dos dedos (ou digital)44
Destreza manual55
Coordenação multimembros44
Velocidade de pulso-dedos​​  34
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva44
Percepção de profundidade44
Visão a distância33
Visão de perto (ou a curta distância)45
Discriminação de cor visual33
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - atenção a detalhes33
Habilidades práticas 7 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Troca de informações44
Cooperação44
Habilidades operacionaisAplicação de instruções simples e rotineiras44
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas44
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade33
Habilidades organizacionaisAnálise de riscos33

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
TipoPosturaPeso
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, com alguma orientação3
Trabalho sob supervisão diretaTrabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na indústria de construção e nas indústrias de fabricação de produtos de madeira, de produtos de metal, de móveis e indústrias diversas e na construção. São assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, realizado em equipe - terceirizada ou da própria empresa, com supervisão ocasional. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados ou a céu aberto, sempre no período diurno. Podem trabalhar tanto em grandes alturas como em ambientes confinados. Estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos e ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 715515

O que se faz na prática
Estabelecer planos de corte de peças de madeira
Analisar trabalho
Organizar posto de trabalho
Analisar plantas de cobertura
Cortar peças para fôrmas e demais serviços
Controlar o estresse
Especificar materiais e equipamentos
Montar longarinas e barrotes para apoio de forro de laje
Utilizar o tempo de forma eficiente
Seguir normas de segurança
Participar de reuniões técnicas
Efetuar emendas e colocação de ferragem para telhado

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Carpinteiro de estúdio (CBO 7155-15) pertence à família dos Trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
71 Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
715 Trabalhadores da construção civil e obras públicas
7155 Trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis
715515 Carpinteiro de estúdio

Profissões irmãs na família CBO 7155

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Carpinteiro de estúdio

CBO 715515

Qual é o CBO do Carpinteiro de estúdio?

O código é CBO 7155-15 (ou CBO 715515 sem o hífen), dentro da família 7155 (Trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Carpinteiro de estúdio?

Constrói, monta, instala e repara cenários e confecciona objetos cênicos, em madeira. Planeja o trabalho. Confere medidas de palco ou de outra instalação, onde será montado o cenário. Elabora planos de corte de peças de madeira e executa o corte. Confecciona escada e andaime. Pode assentar portas, janelas e guarnições no cenário. Atua em conformidade com normas técnicas e normas regulamentadoras d…

Que formação é necessária para o CBO 7155-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Obras de Alvenaria, Locação de Estruturas Temporárias, Construtoras, Caldeirarias.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7155-15

Mesmo subgrupo · CBO 715