Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas) · CBO 7663-05
Trabalhadores do acabamento gráfico / Complexidade 1 de 8

Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas) · CBO 7663-05

CBO 766305 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Realiza o acabamento de embalagens, executando o tratamento final de material gráfico flexível e cartotécnico. aplica técnicas e métodos de acabamento gráfico de embalagens, interpretando documentação técnica.

O ofício do Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas) em uma frase CBO 766305

Síntese

O Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas) (CBO 7663-05) realiza o acabamento de embalagens, executando o tratamento final de material gráfico flexível e cartotécnico. Aplica técnicas e métodos de acabamento gráfico de embalagens, interpretando documentação técnica. Prepara e opera máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, selecionando matéria-prima e demais recursos materiais para o processo de produção, de acordo com ordem de serviço. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 7663-05 se traduz na rotina

Planeja as atividades de acabamento gráfico, com base na ordem de serviço e no tipo de original. Define etapas, máquinas e equipamentos a serem empregados no processo. Providencia o material necessário para execução dos trabalhos. Confere as especificações dos recursos materiais empregados no processo. Verifica as condições técnicas e operacionais para realização do trabalho.

Realiza o acabamento gráfico de embalagens - incluindo as de material flexível e as cartotécnicas -, fazendo gravação e estampas nos produtos finalizados. Utiliza máquinas e equipamentos - tais como máquinas gofradeiras, de plastificar e de corte - que permitem revestir, cortar, refilar e gofrar o material da embalagem, dentre outros métodos, para criar, realçar e preservar qualidades táteis e visuais das superfícies das embalagens.

Ajusta máquinas e equipamentos, realizando a prova da embalagem.

Registra as ocorrências do processo de acabamento de embalagens - tais como troca de material, tiragem e desempenho -, e controla o fluxo de entrada e saída dos produtos.

Controla a qualidade dos produtos, avaliando a embalagem e suas especificações, verificando suas medidas e legendas e coletando amostras para análise mais aprofundada de qualidade técnica do produto. Corrige falhas de acabamento.

Realiza a manutenção produtiva das máquinas e equipamentos, consistindo tal atividade em limpeza, lubrificação, detecção de problemas de funcionamento, substituição de acessórios e monitoramento das solicitações de reparos e suas execuções. Consulta manuais das máquinas e dos equipamentos, tanto para a correta operação dos recursos, como para orientação das iniciativas de manutenção preventiva.

Organiza o local de trabalho, realizando limpeza e conservação dos recursos materiais empregados no processo de acabamento gráfico de embalagens flexíveis e cartotécnicas.

Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Controla desperdícios de material. Identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, providenciando sua segregação e destinação.

Realiza as atividades de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.

Pulso do mercado para CBO Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7663-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, na primeira fase de carreira
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7663-05

Os principais empregadores concentram-se em: Agências de Trabalho Temporário, Fábricas de Embalagens de Cartolina, Fábricas de Embalagens Plásticas, Fábricas de Embalagens de Papel, Editoras (Listas Impressas), Editoras (Livros Impressos).

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O acesso às ocupações requer escolaridade mínima, que varia da quarta à sétima série do ensino fundamental. O operador de guilhotina e o preparador de corte e vinco são qualificados em cursos básicos profissionalizantes de duzentas horas-aula. As demais ocupações são aprendidas na prática. O desempenho pleno das atividades é alcançado com menos de um ano de prática.

Saberes que sustentam o CBO 7663-05

Tabela CBO · posição 1 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 10 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 2 3 3
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Leitura e interpretação de desenho técnico 2 3 3
Matemática e estatística Aritmética 2 3 3
Geometria 2 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 3
Internet 1 2 3
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 2 3 3
Linguística, letras e artes Artes Estética e noção do belo 1 3 3
Línguas Português: comunicação oral e escrita 2 2 2
Português instrumental 2 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 18 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 4 4
Qualidade e produtividade Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - fundamentos de controle da qualidade 2 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 2 4 4
Saúde ocupacional 2 3 4
Segurança no trabalho 3 4 4
Processos de produção industrial Informações tecnológicas de produção gráfica Processos de acabamento gráfico 2 3 3
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - acabamento de embalagens cartotécnicas 3 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - acabamento de embalagens flexíveis 3 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - métodos de acabamento de embalagens 2 3 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - operação de máquinas e equipamentos de acabamento de embalagens 3 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - produção de peça-prova no acabamento de embalagens 3 3 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - tipos de materiais utilizados no acabamento de embalagens 2 3 3
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de produção gráfica - tipos de papéis para fabricação de embalagens 2 3 3
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - máquinas, equipamentos e ferramentas de acabamento gráfico de embalagens 2 4 5
Manutenção industrial Lubrificação 1 3 3
Outros conhecimentos de manutenção industrial - noções de manutenção produtiva de máquinas e equipamentos de acabamento gráfico 2 3 3
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 2 2 4
Normas técnicas para área industrial 1 2 3

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 1 de 8
Habilidades cognitivas 8 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 3
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 3 3
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - visão espacial 3 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Trabalho com números Transcrição de dados 3 3
Compreensão numérica 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 8 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 4 4
Flexibilidade de extensão 4 4
Força estática 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Destreza manual 4 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 5
Discriminação de cor visual 4 5
Habilidades práticas 5 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 3 3

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 1 de 8
Tipo Postura Peso
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam em indústrias gráficas ou em setores de embalagens e gráficas de empresas industriais, comerciais ou de serviços, inclusive ensino. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Trabalham em ambiente fechado, geralmente durante o dia, expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 766305

O que se faz na prática
Limpar máquinas e equipamentos
Demonstrar acuidade métrica
Corrigir falhas de acabamento
Testar os dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos
Controlar fluxo de entrada e saída dos produtos
Coletar amostras para análise de qualidade
Monitorar o reparo das máquinas e equipamentos
Demonstrar habilidade motora
Demonstrar sociablidade
Demonstrar meticulosidade
Analisar o produto com base na ordem de serviço e tipo do original
Traçar gabarito sobre a madeira

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas) (CBO 7663-05) pertence à família dos Trabalhadores do acabamento gráfico, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
76 Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
766 Trabalhadores da produção gráfica
7663 Trabalhadores do acabamento gráfico
766305 Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas)

Profissões irmãs na família CBO 7663

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas)

CBO 766305

Qual é o CBO do Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas)?

O código é CBO 7663-05 (ou CBO 766305 sem o hífen), dentro da família 7663 (Trabalhadores do acabamento gráfico), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Acabador de embalagens (flexíveis e cartotécnicas)?

Realiza o acabamento de embalagens, executando o tratamento final de material gráfico flexível e cartotécnico. Aplica técnicas e métodos de acabamento gráfico de embalagens, interpretando documentação técnica. Prepara e opera máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, selecionando matéria-prima e demais recursos materiais para o processo de produção, de acordo com ordem de serviço. Cumpre…

Que formação é necessária para o CBO 7663-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Agências de Trabalho Temporário, Fábricas de Embalagens de Cartolina, Fábricas de Embalagens Plásticas, Fábricas de Embalagens de Papel.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7663-05

Mesmo subgrupo · CBO 766