Salário para o cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais
CBO 2394-20 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Professor de técnicas e recursos audiovisuais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Um Professor de técnicas e recursos audiovisuais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.814,94 e R$ 9.424,36, com a média salarial de R$ 3.796,22 e o salário mediana em R$ 2.540,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.796,22 45.554,59 949,05 22,71
1º Quartil 1.814,94 21.779,33 453,74 10,86
Salário Mediana 2.540,00 30.480,00 635,00 15,19
3º Quartil 7.187,42 86.249,00 1.796,85 43,00
Teto Salarial 9.424,36 113.092,28 2.356,09 56,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.869 - 6.691 3.894,50 2.869,00 3.851,50 5.524,00 6.690,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.535 - 5.705 3.587,88 2.534,50 3.591,00 4.710,00 5.704,89
Minas Gerais 1.500 - 27.495 6.224,14 1.500,00 2.540,00 22.700,00 27.494,92
Paraná 1.412 - 4.620 2.376,67 1.412,00 1.904,00 3.814,00 4.619,63


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • acompanhar processo de revisão;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • definir estratégias de ensino;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • avaliar os planos diretores;
    • estimular o senso crítico;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • dimensionar os problemas;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • selecionar bibliografia;
    • estimular a solidariedade;
    • entrevistar;
    • criar espaços de participação/interação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • expressar-se com clareza;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • orientar equipe de produção;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • roteirizar material;
    • selecionar referencial teórico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • traçar metas educacionais;
    • planejar ações de operacionalização;
    • auto avaliar-se;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • elaborar atividades;
    • respeitar a alteridade;
    • socializar informações;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • organizar encontro de educandos;
    • administrar tempo;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • demonstrar versatilidade;
    • analisar o desempenho das classes;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estudar continuamente;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • observar o desempenho das classes;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • atualizar-se continuamente;
    • elaborar textos de orientação;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • organizar grupos de estudos;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • elaborar objetivos;
    • emitir pareceres;
    • respeitar a autoria do educador;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • estimular a cooperação;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • participar das avaliações externas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • equalizar informações;
    • estimular o respeito mútuo;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • promover estudos de caso;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • definir escopo;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • traçar cronograma de execução;
    • assessorar o trabalho docente;
    • demonstrar proatividade;
    • dimensionar carga horária;
    • definir mídias;
    • interagir com os pais;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • pesquisar práticas educativas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • demonstrar criatividade;
    • formar-se continuamente;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • compreender o contexto;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • coordenar reuniões;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • construir sistema de avaliação;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • administrar conflitos;
    • descrever atividades;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • realizar controle de qualidade;
    • formar equipes de trabalho;
    • mapear competências;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • mapear conteúdo;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • promover trocas de experiências;
    • estimular o senso de justiça;
    • acompanhar equipe de produção;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • definir processos de avaliação;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • assessorar as escolas/instituições;
    • respeitar as diversidades;
    • validar produto final;
    • estimular a criatividade;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estimular valores estéticos;
    • avaliar a instituição escolar;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • demonstrar flexibilidade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • administrar recursos de trabalho;
    • divulgar deliberações;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • identificar público alvo;
    • administrar a demanda por vagas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • garantir a integridade instrucional;
    • definir abordagem de comunicação;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • desenvolver a autoestima;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • validar material revisado;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • elaborar relatórios;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • acompanhar a produção dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas e recursos audiovisuais no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Ensino de idiomas
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: